Portal da Cidade Foz

OUTUBRO ROSA

Secretaria Municipal da Saúde promove mutirão de ecografia mamaria

Ação se soma a uma série de atividades que estão zerando as filas de exames preventivos.

Publicado em 03/10/2019 às 02:10

(Foto: Divulgação/PMFI)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMSA) promove entre os dias 17 a 19 de outubro mais um mutirão de exames preventivos voltados à saúde da mulher. Depois de ter chegado a zerar as filas de ultrassonografias obstétrica e abdômen total, desta vez a Secretaria avança para suprimir a demanda da ecografia mamária, exame complementar à mamografia.

A expectativa é realizar 1.300 exames ao longo dos três dias da ação. Atualmente, a fila de espera conta com aproximadamente 1.500 pacientes. A nova campanha vai acontecer em três espaços diferentes: no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), Poliambulatório do Porto Meira e na Itamax, clínica credenciada ao município.

“Além do mutirão, os exames continuam sendo realizados dentro da rotina da Secretaria Municipal de Saúde. Realizamos mais de 250 ecografias mamárias nos últimos dois meses e continuaremos mantendo o ritmo para garantir a agilidade dos atendimentos”, explicou o vice-prefeito e secretário de saúde, Nilton Bobato.

Outubro Rosa

A ação integra o “Outubro Rosa”, mês de conscientização de prevenção ao câncer de mama, e também reflete os avanços da gestão no acesso à mamografia, principal exame para prevenção e diagnóstico da patologia. Somente neste ano, foram mais de 4.500 mamografias realizadas e o tempo de espera é mínimo.

Todos os anos no Brasil cerca de 60 mil mulheres descobrem que são portadoras desta doença. Em Foz, 398 mulheres estão em tratamento contra o câncer no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, destas, 86 descobriram a doença no ano passado. A faixa de maior incidência é entre mulheres de 45 a 49 anos.

Neste mês, as ações estão sendo intensificadas nas unidades básicas de saúde, que estão focadas em sensibilizar as mulheres para os cuidados e adoção de hábitos saudáveis para prevenção da doença. Além da oferta dos serviços, a programação do “Outubro Rosa” conta com uma intensa agenda de rodas de conversa nos clubes de mães e comunidades.

Avanço

A ação integra uma série de mutirões promovidos pela SMSA neste ano. Mais de 2 mil mulheres foram atendidas e realizaram vários tipos de ultrassonografias (abdominal, obstétrica, transvaginal). As medidas são estratégicas para a prevenção de doenças como também para o diagnóstico precoce de patologias que acometem o público feminino. “Ampliamos o credenciamento de empresas e estamos conseguindo garantir o acesso aos serviços fundamentais para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças”, explicou Bobato.

As clínicas Hummelgen e Diagnósticos Maroja também participam dos mutirões de ecografia. 

Fonte:

Deixe seu comentário