Portal da Cidade Foz

Nova equipe

Secretária Municipal de Saúde inicia o processo de transição

Kátia Yumi chegou à cidade nesta segunda-feira e ao longo da semana cumpre agenda de reuniões com a nova equipe.

Publicado em 13/03/2018 às 08:51

(Foto: Divulgação/PMFI)

Indicada pelo prefeito Chico Brasileiro para assumir a Secretaria Municipal de Saúde, a nutricionista e especialista em saúde pública, Katia Yumi Uchimura chegou à cidade nesta segunda-feira (12) para dar início ao processo de transição. 

Ao lado da secretária Inês Weizmann, ela participa de reuniões com a nova equipe e ao longo da semana fará uma série de visitas as unidades básicas de saúde (UBS). Ontem à tarde, Kátia participou de uma reunião com o Conselho Curador do Hospital Municipal Padre Germano Lauck e hoje pela manhã esteve na reunião do COMUS (Conselho Municipal de Saúde). “Estou participando de reuniões, conhecendo o funcionamento dos serviços, as equipes e entendendo como funciona o sistema”, disse. 

Mestre e doutora em saúde coletiva e professora universitária há 26 anos, Kátia afirma ter aceito o desafio por acreditar que sua experiência profissional vai contribuir com a saúde do município. “Aceitei o convite porque é uma situação que me tira de uma zona de conforto, e por eu entender que posso contribuir com a saúde da população. Eu tenho uma carreira em saúde coletiva de quase 30 anos, tanto em consultoria quanto na docência, e o convite do prefeito Chico me desafia no sentido de que eu possa ser coerente com o discurso que eu sempre pratiquei”, enfatizou. 

O período de transição deve se estender até o final do mês de março, podendo ser prorrogado de acordo com as necessidades. Neste tempo, a atual gestão irá informar sobre as parcerias do Município com os governos federal e estadual, as obrigações a serem cumpridas após a mudança de gestão, e sobre os projetos importantes em andamento, como a elaboração do Relatório Anual de Gestão (RAG) e sua apresentação ao Conselho Municipal de Saúde (COMUS), a troca de software no sistema da saúde, e o recebimento de verbas estaduais para reformas de Unidades de Saúde. 

“Nossa nova secretária de saúde irá assumir um grande desafio, mas também contará com todo o apoio da nossa equipe para conhecer as ações e se preparar para o cargo”, afirmou Inês Weizmann. 

Atenção Básica

Mesmo com o pouco tempo de permanência na cidade, Katia Yumi adiantou que a Atenção Básica será uma de suas prioridades. “A lógica de funcionamento do sistema único de saúde se concentra na efetividade e na qualidade da Atenção Básica. Para que todo o sistema funcione, nós precisamos que a atenção básica esteja bem estruturada e atenda as necessidades da população. Com isso, nós conseguimos que os outros níveis do sistema também atendam dentro da sua capacidade”. 

Reuniões com diretores e equipe técnica da Secretaria de Saúde também estão previstas para acontecer ao longo desta semana. 

Currículo

A nutricionista é especialista em saúde pública, mestre e doutora em Saúde Coletiva. Professora Universitária na Graduação e Pós-Graduação, com destaque na área de Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde. Atuou como Consultora do Ministério da Saúde no Projeto QualiSUS-Rede em parceria com o Banco Mundial e também na Articulação de Redes de Atenção à Saúde para o Estado do Paraná. 

Sua principal expertise está na gestão em saúde, atuando principalmente nas áreas de planejamento e programação em saúde, avaliação de políticas e programas, desenho e implantação de redes de atenção à saúde e modelos organizacionais. 


Fonte:

Deixe seu comentário