Portal da Cidade Foz

saúde

Secretaria Municipal de Saúde suspende quatro médicos das UPAS após denúncias

Conduta de quatro médicos será analisada pelo Conselho Regional de Medicina.

Publicado em 09/05/2019 às 00:00

(Foto: Divulgação/PMFI)

Na manhã desta quinta-feira (9), durante participação na Câmara Municipal de Vereadores para apresentação da nova equipe, o secretário de Saúde Nilton Bobato, confirmou o afastamento de quatro médicos de empresas credenciadas que atuam nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS João Samek e Dr. Walter Cavalcante).

A medida integra um novo comportamento dentro das unidades e prevê punição aos envolvidos em dois casos. O primeiro, do menino Arthur, amplamente divulgado pela imprensa. Após consecutivas más avaliações do estado geral de saúde da criança, a família optou por pagar uma cirurgia de urgência para retirada do apêndice. O paciente ficou cerca de 40 dias na UTI do hospital. Esta semana Arthur foi transferido para a enfermaria do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, e passa bem. 

No segundo caso, semelhante ao primeiro, um usuário que preferiu não ter seu nome divulgado, buscou atendimento na UPA Dr.Walter Cavalcante, queixando-se de dores abdominais. Com diagnóstico equivocado, o paciente precisou ser atendido às pressas no Hospital Municipal, onde passou por uma cirurgia de apêndice. 

“Os casos são semelhantes e bastante preocupantes. O procedimento dos médicos envolvidos nas duas avaliações será investigado pelo Conselho Regional de Medicina, mas enquanto isso, eles estão suspensos das atividades nas UPAS. O pedido veio dos gerentes e foi levado adiante devido à acusação flagrante de erro médico grave”, explicou Bobato. 

As empresas credenciadas responsáveis pela contratação dos quatro médicos também foram notificadas e serão responsabilizadas pela reposição de médicos.

Fonte:

Deixe seu comentário