Portal da Cidade Foz

saúde

Sesi e prefeitura realizam mutirão de exames preventivos de câncer

Unidade Móvel está estacionada na Praça da Paz e funcionará de terça a quinta-feira.

Publicado em 11/06/2019 às 07:25

(Foto: Divulgação/PMFI)

O SESI-PR e a Secretaria Municipal da Saúde realizam a partir de hoje (11) um mutirão de exames preventivos de câncer de pele, próstata, mama e colo de útero. Os exames estão sendo ofertados em uma unidade móvel instalada na Praça da Paz e pretendem alcançar homens e mulheres na fase adulta, período crucial para prevenção dos cânceres.

A unidade móvel funcionará até quinta-feira (13 de junho) das 08h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. O espaço de saúde conta com uma equipe composta por duas enfermeiras e dois técnicos em radiologia que estarão à disposição para atender a comunidade.

De acordo com os organizadores, os exames são simples e rápidos, demoram poucos minutos. Uma atitude simples que pode prevenir tipos de cânceres agressivos e salvar vidas. Esse é o objetivo da iniciativa que integra o programa “Cuide-se +” do Sesi-PR que desde 2014 está percorrendo o estado com a realização de exames preventivos de câncer.

Dados

Estima-se, para o Brasil, no biênio 2018-2019, a ocorrência de 600 mil casos novos de câncer, para cada ano. Os cânceres de próstata (68 mil) em homens e mama (60 mil) em mulheres serão os mais freqüentes.

“Essa parceria do município com SESI é muito importante para detecção e prevenção precoce do câncer, fortalecer as ações de prevenção é uma prioridade para a gestão pública da saúde”, afirmou a diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde, Adriana Izuka.

Além de prevenir, detectar precocemente a doença é fundamental para o sucesso no tratamento e na perspectiva de cura. “É fundamental a realização regular destes exames, pois quanto mais cedo se detecta algum tipo de câncer maior é a chance de cura”, explicou Izuka.

Em Foz do Iguaçu, a gestão da saúde pública realiza uma média de 537 mamografias e 1.278 exames de papanicolau por mês. “Ir até as pessoas, e estar ainda mais acessível pode ajudar a quebrar barreiras de muitas pessoas em relação aos exames”, completou Izuka.

Recomendações  

Para realizar os exames, homens e mulheres precisam se atentar para algumas recomendações. No caso da mamografia, é recomendado não utilizar nenhum tipo de desodorante, talco ou creme na região das mamas e axilas no dia do exame, pois estes produtos contêm substancias que aparecem na radiografia e podem interferir na interpretação dos resultados do exame. Se já realizou mamografia em anos anteriores levar os últimos exames junto.

Para o Papanicolau, as recomendações são: não estar menstruada, não ter relação sexual por pelo menos 24 horas antes do procedimento. Evitar o uso de cremes e duchas vaginais por 48 horas anteriores a coleta. Não realizar exame ginecológico (toque, ultrassom vaginal) nos três dias anteriores a coleta. Estar com a bexiga vazia no momento do exame. 

PSA (Câncer de próstata): Evitar atividades físicas como corrida ou academia (intenso). Evitar andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo três dias antes do exame, pois movimentos na próstata podem alterar o volume e falsear o resultado do exame. Não tenha relações sexuais pelo menos 24 horas antes do exame. Os resultados do teste depois que o homem ejacula não refletem com precisão os níveis de PSA no sangue. Necessário jejum de pelo menos 01 hora.

Avaliação de Pele: Quem tiver alguma evidência/mancha preocupante. Este é um exame para analise visual de lesões pré-existentes, como manchas e feridas, e o objetivo é reconhecer lesões de característica oncológica, para definir encaminhamento para biópsia de pele quando necessário.

Fonte:

Deixe seu comentário