Portal da Cidade Foz

Balanço

Telesus já atendeu mais de 24 mil pessoas desde o início da pandemia da Covid-19

O programa faz o rastreio, a notificação e o monitoramento dos casos positivos de Covid-19 e pessoas próximas aos pacientes.

Publicado em 15/09/2020 às 02:05

(Foto: Divulgação)

Mais de 24 mil pessoas foram acompanhadas pelo TeleSUS desde a sua implantação, em abril deste ano. O programa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Uniamérica,  faz o rastreio, a notificação e o monitoramento dos casos positivos de Covid-19 e dos contactantes dos pacientes infectados, tanto domiciliares quanto os extradomiciliares.

Somente no mês de agosto, o serviço monitorou 6.318 pacientes que realizaram o teste RT-PCR. Deste total, 1.374 pacientes testaram positivo (21,75%) e foram acompanhados durante todo período de isolamento.

Pedro, de apenas 10 meses, foi um dos pacientes acompanhados pelo TeleSUS no mês de agosto. A mãe dele, Elizangela Meyer de Sousa, conta que o atendimento fez toda a diferença durante o período que o filho esteve doente. “Meu coração é só gratidão a todos que nos atenderam desde o exame até o último dia”, expressou Elizangela.

“A principal função do TeleSus é acompanhar pacientes positivos e seus contactantes, dando todo apoio que o cidadão necessita nesse momento de angustia e incerteza, dando a ele segurança, que ele está sendo monitorado, que terá seu atendimento garantido”, comentou a coordenadora do projeto, Etelvina Maciel.

Prevenção

A estratégia de tele atendimento remoto tem sido fundamental para prevenção da do novo Coronavírus, fornecendo orientações e suporte ao usuário, para que o mesmo tenha condições de permanecer no isolamento domiciliar, acompanhado por equipe treinada e preparada para orientar sobre os cuidados com a doença.

Além do serviço assistencial ao paciente, o programa atua em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, notificando suspeitos e casos confirmados, tanto laboratorial, quanto por critérios clínicos epidemiológicos, e ainda, com a denúncia das quebras de isolamento.

Os pacientes também recebem os encaminhamentos corretos tanto na rede de saúde e na assistência social, quanto para o serviço de apoio psicológico, constituindo um trabalho fundamental para evitar a peregrinação dos pacientes infectados ou suspeitos em busca de informações e/ou atendimento e a sobrecarga no sistema.

TeleSUS

O TeleSUS é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Uniamérica, que dispõe da estrutura física e dos equipamentos. A execução da estratégia é realizada por uma equipe formada por 34 acadêmicos dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia inscritos no Programa do Governo Federal “O Brasil Conta Comigo” e conta com apoio de 12 supervisores e 20 educadores físicos. Todos os estudantes receberam treinamento antes de operacionalizar os atendimentos. Diariamente eles se encontram na sala do TeleSUS, situada na Uniamérica, para fazer a busca ativa, ou seja, entrar em contato com os casos suspeitos ou confirmados da Covid-19.

Tele saúde

O TeleSUS é uma das ações do Tele Saúde, um canal que compreende todos os serviços de tele atendimento da saúde pública de Foz do Iguaçu, como a Telemedicina, o Plantão Covid e o Plantão Unioeste.

Fonte:

Deixe seu comentário