Portal da Cidade Foz

Teste para dengue

Testes para dengue serão realizados com equipamentos do Hospital Municipal

O procedimento disponibilizará os resultados em até 12h, detectando todos os sorotipos da dengue, além da zika e chikungunya

Publicado em 27/03/2023 às 06:09
Atualizado em

(Foto: Thiago Dutra/PMFI)

A Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu está finalizando as revisões de processos para credenciar o Laboratório de Biologia Molecular, no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, como um dispositivo oficial para a realização dos testes que irão detectar casos positivos de dengue, zika e chikungunya.

Isso vai permitir maior celeridade na detecção dos casos, uma vez que, atualmente, os exames são enviados para o Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN-PR). Para o novo procedimento serão utilizados o extrator automatizado e o termociclador em tempo real, equipamentos adquiridos durante a pandemia da Covid-19 e que realizaram os testes de RT-PCR. 

Além de entregar os resultados de forma mais ágil, em até 12h, o exame de RT-PCR para arboviroses consegue detectar todos os sorotipos da dengue (tipo 1, tipo 2, tipo 3 ou tipo 4), além de amostras positivas para zika e chikungunya.

De acordo com Rafael Santos, coordenador do Laboratório, poderão ser realizados até 200 exames por dia, dando prioridade aos casos suspeitos de chikungunya por conta do aumento de casos registrados nas últimas semanas no Paraguai.

“Hoje, o LACEN é o local de referência na realização de exames de arboviroses para todo estado, portanto, o tempo de espera pelos resultados pode chegar a 8 dias. Ao realizarmos a testagem para as arboviroses no nosso laboratório, teremos agilidade no diagnóstico, subsidiando conduta clínica assertiva para cada doença e proporcionando cuidado integral a todos iguaçuenses que necessitarem dessa linha de cuidado.”, afirmou o coordenador.

Previsão para início

A secretária da Saúde, Rose Meri da Rosa, detalha que a validação está em fase final, com o apoio da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde, que enviará os kits para a realização dos exames. O uso da ferramenta deverá ser oficializado na próxima semana. 

“Foz irá se tornar referência estadual para este trabalho. Estamos lidando com um cenário preocupante de contaminação e precisamos buscar meios para mudá-lo. Nossas equipes estão em constante atividade, estudando propostas e avaliando estratégias que possibilitarão o controle da doença”, disse. 

Segundo o prefeito Chico Brasileiro, a utilização dos equipamentos que foram essenciais durante a pandemia da covid-19 comprova a importância dos investimentos da Prefeitura em infraestrutura e em recursos humanos no Hospital Municipal.

“Adquirimos equipamentos pensando a longo prazo e hoje estamos vendo o resultado disso. Foram compras realizadas após estudos técnicos de pessoas competentes, pensando neste uso em diversas outras problemáticas. Os profissionais também estão mais ágeis na revisão de protocolos e atendimentos emergenciais. Estamos prontos para enfrentar essa situação”, destacou Chico Brasileiro.

Fonte:

Deixe seu comentário