Portal da Cidade Foz

Epidemia

Todos contra a dengue: Campanha de saúde vai mobilizar escolas de Foz do Iguaçu

Nova frente de prevenção e combate à doença é uma ação conjunta entre Prefeitura, Itaipu e GT Itaipu-Saúde

Publicado em 25/04/2023 às 18:17

Prefeitura de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional e Grupo de Trabalho Itaipu Saúde - GT Saúde lançam, nesta quinta-feira (27), às 10h30, a campanha “Escola Amiga da Saúde - Todos contra a dengue”, na Escola Municipal Duque de Caxias, no bairro Morumbi. O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, e o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, participam do evento, além de outras autoridades e convidados.

Essa é mais uma força-tarefa contra a doença na fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina. Foz do Iguaçu, a exemplo de diversas cidades brasileiras, enfrenta uma epidemia de dengue, assim como seus países vizinhos. Essa ação, uma das diversas atividades que já estão sendo feitas contra a dengue, deve mobilizar diretamente e indiretamente 100 mil pessoas, o equivalente a um terço da população de Foz.

A ideia é que alunos de 5ª série de escolas municipais recebam e repliquem orientações de combate à dengue em casa e nos demais ambientes que frequentem. Também está prevista uma gincana educativa nas escolas de Foz e a distribuição de cartilhas nas escolas de cidades fronteiriças. 

O aporte de Itaipu para a campanha, encabeçada pela Prefeitura, é de R$ 300 mil. O recurso será destinado à premiação das dez escolas que mais se destacarem na gincana, que vai até novembro de 2023. As inscrições serão abertas em maio. Em breve, haverá uma reunião com diretores e diretoras de todas as escolas municipais para apresentação da campanha e esclarecimentos de dúvidas. 

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, agradece o apoio da Itaipu nessa importante ação. “Estamos todos mobilizados para combater a doença. Para isso, contamos com a ajuda da comunidade, cada um fazendo sua parte. Toda ajuda é bem-vinda.”

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, “é preciso somar todos os esforços para o enfrentamento da dengue”. Para isso, é importante unir uma frente ampla, formada pela população e órgãos governamentais, entre outros, numa estratégia permanente de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Como será a campanha

Inicialmente, a mobilização terá como foco cinco escolas municipais, que funcionarão como projeto-piloto. Na sequência, outras 45 escolas de Foz serão contempladas. No total, devem ser distribuídos 10 mil exemplares das “Cartilhas de Saúde Única – Educação para Promoção da Saúde Única na Tríplice Fronteira”. O conteúdo, de 31 páginas, foi elaborado pelo Grupo de Trabalho Itaipu Saúde - GT Saúde, por meio da Comissão Técnica de Endemias e Epidemias, em parceria com os Ministérios da Saúde, Educação e Vigilância Epidemiológica do Brasil, Paraguai e Argentina.

De forma didática e lúdica, o material orienta sobre prevenção e controle de saúde em geral, conectando a saúde humana à ambiental e animal. Entre os temas estão arboviroses (doenças causadas por vírus transmitidos especialmente por mosquitos, como a dengue), zoonoses (doenças infecciosas com contágio entre animais e pessoas, a exemplo de coronavírus) até cuidados com os animais de estimação (guarda responsável) e orientações sobre animais peçonhentos (como escorpiões).

Além da entrega da cartilha, também serão realizadas outras atividades educativas em prol da saúde única nas escolas ao longo do ano. O GT Saúde, por exemplo, promoverá um concurso de desenhos com base no conteúdo das cartilhas. Os alunos que fizerem os melhores desenhos receberão materiais didáticos e passeios em pontos turísticos de Foz. 

Fonte:

Deixe seu comentário