Portal da Cidade Foz

Primeiro Atendimento

UBS 24h do Porto Meira será referência para casos sintomáticos de Covid-19

Objetivo é desafogar o atendimento na UPA do Morumbi, que desde março atende casos graves da doença.

Postado em 26/05/2021 às 15:41

(Foto: Divulgação)

A Unidade Básica de Saúde 24 horas Padre Ítalo, no Porto Meira, será referência para atendimento dos casos suspeitos da Covid-19 em Foz do Iguaçu. A unidade fará a triagem, identificação dos sintomas e encaminhamento para os exames RT-PCR. O atendimento terá início nesta quarta-feira (26).

A Secretaria de Saúde informou que outras nove unidades básicas de saúde (UBSs) seguirão atendendo os casos sintomáticos da doença como acontece desde fevereiro, com exceção da Unidade do Profilurb II.

A estratégia tem como objetivo desafogar o atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi, que desde março dá suporte ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck no atendimento aos casos graves de covid-19.

“Desde o início da pandemia temos traçado estratégias para garantir que nenhuma pessoa fique sem atendimento em Foz do Iguaçu. Fizemos cinco ampliações no hospital municipal, criamos mais de 50 leitos, adaptamos à UPA e seguimos fazendo de tudo para salvar vidas. Mas precisamos do apoio da população para podermos vencer de uma vez esta pandemia”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro.

A secretária de Saúde, Rosa Jeronymo, explicou que as equipes dessas unidades de saúde estão aptas a fazer atendimento. "Os trabalhadores envolvidos com a triagem estão familiarizados com os protocolos e identificação de casos suspeitos de síndrome gripal, sintomas parecidos com os da covid-19. Após confirmado o quadro sintomático respiratório, o paciente é encaminhado ao consultório exclusivo dentro da UBS para o atendimento médico".

O paciente é notificado, orientado a iniciar o isolamento social e encaminhado para realização do exame de detecção da covid-19, que voltou a ser coletado no Hospital Municipal Padre Germano Lauck desde esta terça-feira (25).

A pessoa positivada para a doença será monitorada pelas equipes da unidade de saúde. "Estamos intensificando esse monitoramento com colaboradores que irão até a casa dessas pessoas, para evitar que enquanto infectadas circulem e contaminem outras pessoas", disse a secretária.

A orientação dada à população é que, aos primeiros sintomas da covid-19, procure o serviço de saúde.

Programa domiciliar

O Programa de Atendimento Domiciliar Covid-19 é um atendimento mais próximo, individualizado e humanizado, destinado a idosos e pessoas com comorbidades, a iniciativa da Secretaria De Saúde e da Fundação Municipal de Saúde tem evitado o agravamento dos casos e mortes pela doença.

O acompanhamento domiciliar dos casos de covid-19 começou em janeiro deste ano, com uma equipe composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e fisioterapeuta.

Casos suspeitos

As unidades que estão fazendo atendimento aos casos suspeitos de covid-19 são: Unidade de Saúde 24h Padre Ítalo, UBS Vila Yolanda, UBSs do Morumbi II, São Roque, Jardim São Paulo I, UBS São João, Jardim Jupira, Cidade Nova e Vila C Velha.

Fonte:

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">

Mais Lidas