Portal da Cidade Foz

saúde

UBS do Cidade Nova passa atender até as 22 horas a partir desta terça-feira

A ampliação do horário aqui no Cidade Nova era uma reivindicação antiga dos moradores.

Publicado em 02/07/2019 às 00:34

(Foto: Divulgação/PMFI)

Dando sequencia as melhorias no sistema de saúde pública, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu ampliou o horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cidade Nova até às 22 horas.

O anúncio foi feito na noite de segunda-feira (01) pelo prefeito Chico Brasileiro e o vice-prefeito e secretário de Saúde Nilton Bobato, durante uma reunião com os moradores. A diretora de Atenção Básica Adriana Izuka e a Secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade Rosa Maria Jerônymo também participaram do encontro, na própria UBS.

“Estamos trabalhando em todos os aspectos para aperfeiçoar os atendimentos de saúde à população. Nos últimos meses, contratamos mais profissionais, adquirimos mais equipamentos e estamos construindo e reformando unidades de saúde. A ampliação do horário aqui no Cidade Nova era uma reivindicação antiga dos moradores, e hoje após um planejamento técnico conseguimos estender o horário”, comentou o prefeito Chico Brasileiro.

O secretário de saúde Nilton Bobato adiantou que o governo está trabalhando para ampliar o horário de atendimento em outras regiões da cidade. “Esta é a segunda UBS a ter horário estendido (a primeira foi a Padre Monti, no Porto Meira), e estamos trabalhando para também levar as outras regiões da cidade. Além da ampliação do horário, triplicamos as equipes do Programa de Saúde da Familia (PSF), saltando de duas para seis”, disse.

Com a implantação do horário noturno, a UBS passa a funcionar das 08h às 22h com vistas a garantir o atendimento de baixa complexidade na rede de Atenção Básica. Além de proporcionar maior comodidade e rapidez para o atendimento, a medida deve desafogar a procura nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Mais profissionais 

Além da ampliação do horário de funcionamento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), também aumentou o número das equipes do Programa Saúde da Família (PSF), passando de duas para seis. A medida se faz necessária para garantir um melhor atendimento à população, já que o número de munícipes aumentou consideravelmente nos últimos anos na região do bairro Cidade Nova. Ao todo, a unidade passa a contar com 50 profissionais entre dentistas, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, profissionais de recepção e serviços gerais.

UBS

As melhorias na saúde integram a nova política de gestão do Governo Municipal, iniciada em 1º de maio de 2017. No Cidade Nova, o governo retomou as obras e inaugurou, em agosto de 2018, a UBS do bairro, abandonada pela gestão anterior. O investimento para a conclusão foi de R$ 500 mil. A UBS do Cidade Nova é responsável pela cobertura de uma região composta por 10 mil habitantes e atende por mês mais de 4 mil pessoas.

Orçamento participativo

Durante a reunião na UBS, a Secretária Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade Rosa Maria Jerônymo convidou os moradores para participar do Orçamento Participativo da região norte. A terceira edição acontecerá no dia 11 de julho, as 18h30min, na Escola Municipal Cândido Portinari. “O Orçamento Participativo é um amplo espaço democrático e que oportuniza a população a participar de forma direta da elaboração do orçamento do Município para 2020, fazendo os apontamentos e dizendo o que é prioridade para a região. As edições nas regiões sul e leste foram um sucesso, e na próxima semana será a vez dos moradores da região norte participar”, comentou a secretária.

O novo horário de funcionamento da UBS do Cidade Nova entra em vigor nesta terça-feira (02). 

Fonte:

Deixe seu comentário