Portal da Cidade Foz

Mudança de Local

Unidade de Saúde do Porto Belo será transferida para a Escola Monteiro Lobato

Obras de reconstrução da UBS começarão nos próximos dias com previsão de término em 18 meses; Investimento ultrapassa os R$ 2 milhões.

Publicado em 13/01/2022 às 16:58

(Foto: Divulgação/PMFI)

A Unidade Básica de Saúde do Porto Belo dará início, nesta sexta-feira (14), a desocupação do prédio - localizado na Avenida Zacarias Vitelino de Souza- e transferência para a Escola Municipal Monteiro Lobato, por onde funcionará temporariamente enquanto acontece a obra de reconstrução da UBS.

Em razão da mudança, os atendimentos estarão suspensos na sexta-feira (14). As consultas médicas agendadas para este dia foram remarcadas e as pessoas que precisarem dos serviços deverão buscar a unidade da AKLP, a mais próxima da região. A Unidade do Cidade Nova segue como referência para atendimentos a sintomáticos respiratórios.

A previsão da Secretaria de Saúde é que os atendimentos sejam retomados na segunda-feira (17), das 7h às 19h, na Escola Monteiro Lobato, localizada na Rua Angela Aparecida Andrade, 145.

A Unidade do Porto Belo será totalmente reconstruída e os trabalhos de demolição devem começar nos próximos dias, de acordo com a Secretaria de Obras. A reconstrução foi dividida em duas etapas e terá investimento superior a R$ 2 milhões.

A primeira fase será custeada com recursos de empresa que estabeleceu acordo de delação premiada na Operação Pecúlio, e a segunda etapa com recursos próprios do município.

“Teremos uma nova unidade de saúde, no mesmo endereço da atual, mas com condições dignas para os trabalhadores da saúde e para a população”, afirmou a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo.

A Unidade terá novos consultórios médicos, de enfermagem, odontológicos, farmácia e salas administrativas, sanitários para funcionários e públicos masculino, feminino e PCD, sala de reunião, sala de ACSs (agentes comunitários de saúde), salas de nebulização e de procedimentos, copa/cozinha, sala de vacina, almoxarifado, recepção e sala de espera.

“Há anos a unidade de saúde do Porto Belo está com a estrutura prejudicada e uma simples reforma não resolveria o problema, por isso optamos pela reconstrução, que terá um prazo aproximado de um ano e meio”, informou a secretária.

A UBS Porto Belo conta com 45 profissionais que compõem três equipes do programa Saúde da Família e duas equipes de Saúde Bucal. São médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, recepcionistas, fisioterapeutas, cirurgião dentista, auxiliares de saúde bucal, farmacêuticos e atendentes de farmácia.

Escola Monteiro Lobato

Para receber temporariamente a Unidade de Saúde, a Escola Monteiro Lobato adaptou seus espaços e transferiu, em setembro do ano passado, a maioria dos alunos para o Colégio Estadual Carmelita Dias. De acordo com a Secretaria da Educação, apenas turmas de reforço e duas turmas de ensino fundamental permanecerão na escola este ano. “Os acessos à escola e à unidade de saúde serão diferentes, ou seja, os alunos não terão contatos com os pacientes e equipes da unidade”, explicou a diretora de ensino fundamental, Eliziane Diesel.

Fonte:

Deixe seu comentário