Portal da Cidade Foz

Dia D

Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado (27) para campanha de vacinação

Todas as vacinas do calendário estarão disponíveis ao público das 9h às 15h; vacinação contra a Influenza está liberada para população acima de seis meses.

Publicado em 26/05/2023 às 10:40
Atualizado em

(Foto: Christian Rizzi/Prefeitura de Foz)

Todas as 29 unidades básicas de saúde de Foz do Iguaçu estarão abertas neste sábado (27), das 9h às 15h, para atualização do calendário vacinal de crianças, adultos e idosos. 

Todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinal estarão disponíveis, como a hepatite A e B, penta, varicela, meningocócica, HPV, Febre amarela e Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Também haverá vacinação contra a Influenza (gripe), que está liberada para a população em geral (acima dos 6 meses) e a bivalente contra a Covid-19, liberada para pessoas acima de 18 anos. 

O objetivo da campanha é ampliar a cobertura vacinal, especialmente devido à proximidade do inverno, quando aumenta o número de casos de doenças respiratórias e viroses. 

“Abrir as unidades aos sábados é uma forma de oportunizar o acesso aquelas pessoas que não conseguem comparecer durante os dias da semana. É um dia para atualizar a carteira de vacinação, e principalmente para os pais levarem seus filhos e garantir a proteção contra uma série de doenças”, afirma a secretária municipal de Saúde, Rose Meri da Rosa. A orientação aos pais e responsáveis é que levem os documentos pessoais e a carteirinha de vacinação da criança. 

Balanço

Das mais de 230 mil pessoas aptas a receber a dose bivalente contra a Covid, apenas 20 mil receberam a vacinação, o que corresponde a 8,9%. Contra a Influenza já foram aplicadas 30.214 doses, o que corresponde a 11% do público vacinável, de 262 mil pessoas. A meta é atingir pelo menos 90% desse público.

A vacinação contra a influenza permite, ao longo do ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas e a sobrecarga sobre os serviços de saúde. O imunizante contra a gripe pode ser aplicado com qualquer vacina do Programa Nacional de Imunizações, inclusive com as da Covid-19.

Fonte:

Deixe seu comentário