Portal da Cidade Foz

Saúde

Unidades de Saúde intensificam oferta de exames preventivos e mamografias

Café da manhã com roda de conversa, palestras e apresentações teatrais fazem parte das ações alusivas à campanha Outubro Rosa.

Publicado em 04/10/2018 às 02:40

(Foto: Agência Brasil)

A Secretaria Municipal de Saúde intensificou a oferta de exames preventivos de câncer de colo de útero e mamografias em adesão à Campanha Outubro Rosa. Palestras, distribuição de materiais educativos, rodas de conversa e apresentações teatrais fazem parte da programação, que acontecerá ao longo do mês em todas as 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Foz do Iguaçu. 

Conforme explicou a secretária Katia Yumi Uchimura, as ações tem como objetivo chamar atenção da população sobre a importância dos exames preventivos e para o diagnóstico precoce da doença. No Brasil, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), mais de 60 mil novos casos podem ser diagnosticados até 2019. 

“As ações buscam conscientizar as mulheres sobre a importância da realização de exames preventivos ginecológicos e clínico de mamas, com o objetivo de prevenir o aparecimento do câncer de mama e de colo de útero, além de outras ações voltadas à saúde da mulher”, disse. 

No ultimo quadrimestre o município aumentou em quase 30% a oferta de mamografias. Foram 1.627 de janeiro a abril e 2.057 de maio a agosto deste ano, totalizando 3.684 exames. “Ainda antes do mês de outubro, nós ampliamos a oferta dos exames e agora, mais do que nunca, as unidades terão um olhar prioritário e mais atento às mulheres”, reforçou Kátia. 

Para realizar o exame, a usuária deve procurar a UBS mais próxima de casa e agendar a mamografia, que é realizada em uma clínica na Vila A. O tempo médio de espera para o exame é de uma semana. “Através do novo sistema informatizado de marcação de consultas, as usuárias saem da unidade com o dia e a hora do exame marcados”, explicou a secretária. 

Programação 

As atividades do Outubro Rosa iniciam neste sábado (6) na UBS Sol de Maio, na região de Três Lagoas, com a oferta de exames preventivos e marcação de mamografias. No dia 15 as usuárias da UBS Maracanã serão recebidas com um café da manhã e na sequencia assistem a peça de teatro “Branca de Neve nos tempos modernos”, encenada pelo grupo Cuid’Art, formado por servidores da área da saúde de Foz do Iguaçu. 

No dia 20 de outubro, um sábado, a UBS da Vila Yolanda oferta exames preventivos e promove um café da manhã com roda de conversa sobre saúde da mulher. Durante o encontro serão abordados temas como as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), métodos contraceptivos, exames preventivos, vacinas e doenças como hipertensão e diabetes. A UBS do Jardim Jupira vai ofertar palestras a população, entre os dias 22 a 26 de outubro. Entre os temas estão o HPV, o câncer de colo de útero e o câncer de mama. 

As ações seguem ao longo do mês, inclusive aos sábados, para atender o maior número de usuárias. 

Outubro Rosa 

O Outubro Rosa é um movimento conhecido no mundo todo, que tem por objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, visando reduzir a mortalidade pela doença.

Fonte:

Deixe seu comentário