Portal da Cidade Foz

Imunização

Unidades de Saúde seguem vacinando contra gripe e sarampo até dia 24 de junho

Campanha foi prorrogada e continua disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Publicado em 04/06/2022 às 09:24

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

Iguaçuenses que fazem parte dos grupos prioritários e não tomaram as vacinas contra a gripe e sarampo ainda podem procurar as Unidades Básicas de Saúde para imunização contra as doenças. A prorrogação da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e da 8ª Campanha Nacional de Seguimento contra o Sarampo foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (3) e vai até o dia 24 deste mês.

A medida foi respaldada na baixa adesão a campanha de imunização que iniciou há 60 dias. Apesar da disponibilidade das vacinas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), em Foz, menos da metade das pessoas que se encaixam no protocolo do MS aderiram à campanha. A meta é atingir 95% do público alvo.

De acordo com o último boletim, dos quinze grupos com indicativos para a influenza, os idosos de 60 anos ou mais têm 52% de cobertura. Entre as crianças de 6 meses a menos de 5 anos, a adesão foi de 27,3% e apenas 34,7% dos trabalhadores da saúde tomaram a dose contra a gripe, seguidos pelos professores com 37,9%.

Entre os demais grupos os índices ficaram da seguinte forma: gestantes 23,2%; puerperas 11,7%, pessoas com deficiência 1%, comorbidades 25%, Forças Armadas 2,1% e funcionários do Sistema Prisional 3,2%. A população carcerária também está sendo vacinada. Os adolescentes sob medidas socioeducativas foram vacinados na semana passada. Reclusos no sistema prisional deverão ser atendidos nos próximos quinze dias.

A vacina contra o sarampo também aparece com índices muito inferiores à meta: 31,4% das crianças na faixa etária indicada – de 6 meses a menos de 5 anos – receberam o imunizante e 10,1% dos trabalhadores da saúde aderiram a vacina de segmento. 

A secretária de Saúde, Jaqueline Tontini, disse que, durante o mês de junho, as equipes de vacinação da Atenção Primária irão intensificar a busca desses públicos para reforçar a imunização da população. “Temos feito vários esforços para aumentar a taxa de vacinação e precisamos da colaboração de todos”, enfatizou.

Fonte:

Deixe seu comentário