Portal da Cidade Foz

saúde

UPAS somaram 230 mil atendimentos em 2019, diz Secretaria de Saúde

Metade dos procedimentos realizados poderia ser resolvida nas unidades básicas de saúde.

Publicado em 06/01/2020 às 01:43

(Foto: Divulgação/PMFI)

Investimentos em equipamentos, recursos humanos e atualização dos processos de trabalho, foram algumas das medidas tomadas para fortalecer os serviços de urgência ofertados pelas unidades de pronto atendimento no município de Foz do Iguaçu.

As UPAS João Samek e Walter Barbosa contabilizaram juntas em 2019, 230 mil atendimentos. Apesar do alto volume, 142,1 mil desses procedimentos foram categorizados como verde e azul dentro do protocolo de Manchester, o que caracteriza média e baixa gravidade. “Os registros nos mostram que metade desses atendimentos poderiam ter sido feitos em unidades de saúde”, disse o secretário de Saúde, Nilton Bobato.

A busca pela melhoria no atendimento tem sido prioridade dentro da gestão municipal. Mostra disso foram os equipamentos recebidos ao longo de 2019, considerados de última geração, equivalentes aos da UTI do Hospital Municipal. As unidades também foram responsáveis pela antecipação no tratamento de pacientes, em momentos onde havia excedente na procura por vagas dentro do hospital.

O trabalho conjunto permitiu melhor desempenho em momentos de crise, como a epidemia da dengue e demonstrou total envolvimento e comprometimento das equipes, com a ampliação de vagas para enfermeiros/as, redução de horas extras, ampliação das escalas médicas e implantação das gerências auxiliares.

Impressões

As mudanças foram sentidas por quem necessita do serviço. Luciano Rodrigues de Lucena, empresário residente no Morumbi, teve um acidente no final do ano, e precisou ser atendimento na UPA. “No último dia do ano quebrei meu pé, e fui para UPA e fui muito bem atendido, essa não é a primeira vez”, revela. Após atendimento, Luciano foi encaminhado ao hospital. “Todos por onde passei, trabalharam com muita presteza e amor”.

A dona de casa Marines Isidoro, também precisou do serviço da UPA João Samek para atender seu filho durante uma crise, de madrugada. “Fomos atendidos imediatamente, foi muito bom”. O elogio foi postado nas redes sociais e confirmado por conversa on-line. “Eu e minha família utilizamos muitas vezes a UPA, e toda vez que precisamos, somos bem atendidos”.

Futuro

Para iniciar 2020, algumas melhorias já foram anunciadas. A primeira delas é a reforma da UPA João Samek, que inicia em fevereiro. Na UPA Walter Barbosa, a prioridade é a atualização da parte elétrica.

Para Bobato, não somente questões físicas de cada prédio devem ser sanadas com urgência, mas também de pessoal para completar as escalas de cada UPA. “Esse é um desafio dessa gestão, e que pretendemos sanar com a entrada de novos profissionais desse último concurso. Estamos buscando esses profissionais para ofertar um atendimento com ainda mais qualidade. Estamos atentos aos problemas e enfrentando cada um deles”. Para o secretário, as UPAs foram responsáveis por algumas das mais importantes vitórias da Saúde Pública de Foz do Iguaçu em 2019.

O conjunto de medidas na saúde trará, de acordo com a gestão, resultados positivos aos usuários, especialmente quanto à diminuição do tempo de espera dos pacientes e melhora na qualidade dos serviços prestados. Uma das medidas para que isso aconteça será a ampliação do Pronto Socorro do Hospital Municipal, com a melhor distribuição dos casos.

Fonte:

Deixe seu comentário