Portal da Cidade Foz

Vacinas

Vacinação em crianças será tema de capacitação com trabalhadores da saúde

Em Foz do Iguaçu, 26.218 crianças de 5 a 11 anos devem ser vacinadas contra a Covid-19.

Publicado em 12/01/2022 às 15:10

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

Trabalhadores da saúde que atuam nas 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Foz do Iguaçu participarão, neste sábado (15), de uma capacitação on-line sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. A formação é promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, através do Programa Municipal de Imunização (PMI).

“Durante o encontro serão repassadas todas as informações recebidas pelo Ministério da Saúde e também o fluxo de atendimento para a vacinação quando ela puder ser iniciada”, disse a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo. 

O objetivo é repassar informações sobre o procedimento de aplicação do imunizante da Pfizer em crianças, diferente do modelo adotado em adultos e adolescentes. “A administração do imunizante é totalmente diferente dos demais. A dosagem é diferente, o frasco, a diluição e o intervalo de aplicação, que no Brasil será de oito semanas entre a primeira e a segunda dose”, informou a coordenadora do Programa de Imunização, Adriana Izuka. 

A capacitação ofertada pelo município é a mesma promovida pelo Estado, através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em conjunto com os laboratórios Pfizer e BioNtech. A primeira etapa aconteceu na sexta-feira (7) e tratou da introdução do imunizante na campanha nacional contra a Covid-19. Na segunda-feira (10), abordou a logística dos produtos com os coordenadores estaduais de imunização e os responsáveis pela cadeia de frio, para que seja feita a armazenagem correta dos insumos. 

A última etapa iniciou nesta terça-feira (11), segue até a quarta-feira (13) e tem como foco a administração da vacina, levando em conta as peculiaridades da vacinação de crianças, como o previsto na Nota Técnica nº 2/2022, publicada na quarta-feira (5) pelo Ministério da Saúde.

Vacinação

Em Foz do Iguaçu, a previsão é vacinar 26.218 crianças de 5 a 11 anos; em todo o Paraná são 1.075.294 crianças nesta faixa etária. A aplicação se inicia por crianças com comorbidades e deficiência permanente, seguidas de indígenas e quilombolas, as que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 e, então, em ordem decrescente de idade: iniciando pelos 11 anos até chegar aos 5 anos.

A expectativa é que os primeiros imunizantes cheguem ao Brasil nesta quinta-feira (13) e sejam repassados pelo Ministério da Saúde ao Estado a partir do dia 17 de janeiro. 


“Estamos no aguardo da chegada das vacinas para começar mais esta etapa da campanha contra a Covid. Lembramos que para quem ainda não recebeu a primeira, segunda dose ou dose de reforço, que busque as unidades de saúde para completar a imunização o quanto antes”, reiterou a secretária. 

Foz do Iguaçu tem hoje 110,6% da população adulta vacinada com a primeira dose e 103,1% com a segunda dose. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, a cobertura chegou a 91,4% com a primeira dose 58,09% com a segunda dose.

Fonte:

Deixe seu comentário