Portal da Cidade Foz

Família e Afeto

Videochamada encurta distância entre pacientes com covid-19 e familiares

Iniciativa do HMCC tem auxiliado nos cuidados com pacientes e proposto uma “visita” a quem está internado.

Publicado em 22/09/2020 às 08:06

(Foto: Divulgação )

Devido à necessidade de isolamento que os pacientes internados com a Covid-19 precisam cumprir, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) disponibilizou um tablet para realizar chamadas de vídeo e encurtar a distância entre os pacientes e seus familiares. A tecnologia tem sido uma importante aliada na diminuição da angústia do afastamento e também na recuperação dos internados.

As ligações são feitas diariamente, pela equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI Covid). Segundo a psicóloga do HMCC, Bruna Yara Grassi, o trabalho tem tido resultados positivos. “A ligação ajuda a diminuir a ansiedade dos pacientes e eles conseguem saber como está a família em casa, que, em alguns casos, também tem pessoas com diagnóstico positivo para a doença”, afirmou Bruna.

A importância da ligação por vídeo está associada ao ver. Para a psicóloga, “às vezes, na chamada por voz, temos a ideia de que a pessoa está bem, mas por vídeo podemos ter a certeza”. Ela ainda complementa: “Antes da intubação, por exemplo, os pacientes aproveitam para explicar o procedimento, conversar e se despedir. É uma forma de humanização”.

As videochamadas são feitas com pacientes que estão bem e em condições de conversar. Para aqueles que estão sedados, os familiares enviam áudios e a equipe do hospital coloca próximo ao ouvido para eles escutarem. “Tivemos um paciente que precisou ser entubado, mas que, antes, pediu para fazer a ligação e ali ele explicou para a família o que seria feito e pode se despedir. Foi tão importante para ele, o acalmou para o procedimento e hoje, felizmente, ele já teve alta e está bem”, contou Bruna.

Além do contato com quem está em casa, as chamadas por vídeo tem acontecido dentro do próprio hospital, como é o caso dos pacientes Vera Alice Caetano Costa, 67 anos, e Paulo Roberto Costa, 69 anos, que tiveram alta nesta segunda-feira, 21. Casados há 51 anos, eles estiveram internados na UTI covid durante cinco e nove dias, respectivamente, mas em quartos separados. Por meio da ligação, eles conseguiam ver um ao outro e diminuir as saudades. “Recebi vários vídeos da Juju [a cachorrinha], pude ver a família e meu marido.”, contou dona Vera.

Durante a internação, ela ganhou uma surpresa. A equipe da UTI e seu Paulo prepararam uma festa de aniversário para a dona Vera, que completou mais um ano de vida na sexta-feira, 18. “Eu não esperava. Ganhei bolo e o melhor presente, de poder encontrar pessoalmente o Paulo”, disse Vera. O momento foi acompanhado pela família, que esteve presente por videochamada. “Só temos a agradecer ao hospital e toda a equipe. Nos tranquilizaram muito, e as chamadas por vídeo ajudaram a conter a saudade”, contou a filha do casal Ana Paula.

Fonte:

Deixe seu comentário