Portal da Cidade Foz

Turismo

Atrativos de Foz serão promovidos nas principais feiras de turismo em 2020

Calendário de divulgação da cidade foi apresentado à plenária do Comtur; Gestão Integrada definirá prioridades.

Postado em 01/12/2019 às 23:45 |

(Foto: Camila Cordeiro/Unsplash)

Os atrativos de Foz do Iguaçu serão promovidos nas principais feiras regionais, nacionais e internacionais de turismo em 2020. O calendário com a previsão de eventos foi apresentado em recente plenária do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), pelo secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

Os eventos prioritários para a divulgação e a promoção do destino serão definidos neste mês de dezembro pela Gestão Integrada do Turismo. Para a construção de uma agenda única, o planejamento envolverá várias instituições, entre elas Visit Iguassu, Fundo Iguaçu, Complexo Turístico Itaipu e Sindhotéis, além do Comtur e da secretaria municipal.

Conforme Piolla, os eventos a serem priorizados são meetings corporativos; feiras, fóruns e congressos especializados para profissionais, investidores e empresários do setor; encontros para a promoção do turismo de aventura e natureza; e espaços de capacitação. Outro objetivo é divulgar a cidade para o chamado público final, formado por potenciais visitantes.

"Estamos propondo uma mudança no perfil das feiras em que o Destino Iguaçu será apresentado. Vamos participar dos eventos especializados que reúnem operadores, empresários e demais profissionais do turismo, mas também pretendemos aumentar a divulgação para o público final, isto é, para o turista que poderá vir conhecer os atrativos de Foz", destacou.

Presidente do Comtur, Carlos Silva ressaltou a importância da divulgação para que a cidade possa atrair mais visitantes. "Além da promoção feita pelo poder público nesses eventos nacionais e internacionais, há espaço para que o setor empresarial participe e divulgue a riqueza e a variedade de opções que nossos empreendedores oferecem a quem visita a cidade", pontuou.

Observatório do Turismo

Na sessão do Comtur, a coordenadora-geral do Instituto Polo Internacional Iguassu, Fernanda Fedrigo, apresentou o andamento dos trabalhos de implantação do Sistema de Inventário do Observatório de Turismo. Essa ferramenta reunirá informações sobre o turismo e a cidade, destacando atrativos, meios de hospedagem, gastronomia e eventos.

"Depois de ser abastecido pela equipe técnica com as informações gerais, o sistema poderá ser atualizado pelo usuário. A empresa que faz parte do inventário atualizará diretamente seus dados com informações sobre serviços, atendimento e imagens", exemplificou. Essas funcionalidades já foram demonstradas a integrantes do trade em oficinas práticas.

Mais segurança

Reivindicação do Comtur, Codefoz e outras instituições, não haverá retirada de efetivo da Polícia Militar do Paraná (PMPR) em Foz do Iguaçu para o atendimento a demandas do litoral do estado no fim de ano. A informação foi repassada aos conselheiros de turismo pelo capitão André Ribas. "Não apenas será mantido o número de policiais como também receberemos mais quatro equipes para a nossa Operação Verão, que ficarão até janeiro”, frisou.

De acordo com o capitão André, o comando do 14º BPM ainda determinou a realização do patrulhamento policial, com cães treinados, no aeroporto, outra medida que busca fortalecer a segurança durante a alta temporada. "São iniciativas que dão maior visibilidade às ações policiais e elevam a segurança para moradores e turistas", avaliou.

Nome do aeroporto

A plenária do Comtur aprovou o prosseguimento do projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados para acrescentar o nome do pioneiro do turismo de Foz do Iguaçu Frederico Engel à nomenclatura do aeroporto da cidade. A consulta foi feita pelo deputado federal Vermelho (PSD), autor da proposta, que atende a pedido de familiares de Engel.

Com a sugestão, o terminal poderá passar a ser chamado de Aeroporto Internacional Cataratas Frederico Engel. A anuência do conselho está condicionada à manutenção da terminologia AGU como código aéreo internacional.

O secretário municipal de Governo, tenente-coronel Marcos Jahnke, e a jornalista Izabelle Ferrari – que pesquisa a trajetória de Frederico Engel – apresentaram ao Comtur a história e a importância para a cidade desse precursor da hotelaria. Em 1916, Engel hospedou Santos Dumont em seu hotel e o acompanhou em visita às Cataratas do Iguaçu, por caminho feito ao atrativo aberto por ele próprio.

Fonte:

Deixe seu comentário