Portal da Cidade Foz

Cataratas do Iguaçu

BNDES inicia estudos para privatizar totalmente o Parque Nacional do Iguaçu

A expectativa é que a concessão para a exploração do atrativo seja finalizada no início de 2021. Grupos privados já demonstraram interesse.

Publicado em 13/11/2020 às 23:18

(Foto: Divulgação)

O jornalista Machado da Costa publicou nesta sexta-feira (13) em sua coluna Radar Econômico, da Revista Veja, uma nota dizendo que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está iniciando os estudos para viabilizar a privatização do Parque Nacional do Iguaçu, local onde estão as Cataratas do Iguaçu.

A expectativa é que a concessão para a exploração do atrativo seja finalizada no início de 2021. Grupos privados já teriam informado ao Radar Econômico o interesse em participar.

Atualmente, o parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que repassa o direito de exploração à iniciativa privada, no caso a Cataratas S/A, que também administra o Marco das Três Fronteiras. A concessão termina este ano e o novo modelo repassará 100% da administração à iniciativa privada. Os recursos serão divididos entre o governo federal e o estado do Paraná.

Em 2019, o parque recebeu a visita de 2 milhões de turistas, sendo a metade deles estrangeiros. Este ano, devido à pandemia de Covid-19, os números de visitantes reduziram demais, até por conta de um período no qual o atrativo ficou fechado ao público.

Fonte:

Deixe seu comentário