Portal da Cidade Foz

turismo

Carlos Silva e Licério Santos são reeleitos presidente e vice do Comtur

Diretoria foi eleita por aclamação pela plenária do Conselho Municipal de Turismo.

Publicado em 26/06/2019 às 21:30

(Foto: Marcos Labanca)

Representantes do setor privado, poder público e universidades reelegeram Carlos Silva presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), nessa quarta-feira, 26. A plenária, que decidiu realizar a eleição por aclamação, também reconduziu Licério Santos ao cargo de vice-presidente do conselho.

A composição da mesa diretora do Comtur para a gestão 2019-2020 se deu por consenso. O objetivo do colegiado – que possui 36 cadeiras – é dar seguimento aos projetos e políticas públicas para o desenvolvimento do turismo, com base no diálogo entre as instituições e na ampla participação.

Além dos conselheiros de turismo, participaram da sessão os vereadores Celino Fertrin (PDT), Jeferson Brayner (PRB) e Marcelinho Moura (Podemos). A reunião ainda recebeu empresários, profissionais do turismo e voluntários de instituições com atividades no município.

De acordo com Carlos Silva, a reeleição da mesa diretora reflete o compromisso dos conselheiros com o trabalho em torno da Gestão Integrada do Turismo. "Vamos fortalecer as ações iniciadas e dar respostas às novas demandas integrando a sociedade civil, empresários, academia e poder público em uma ação só, para obtermos sempre o melhor para Foz do Iguaçu", sublinhou.

Vice-presidente do Comtur, Licério Santos reforçou que a diretoria prosseguirá o modelo de trabalho já adotado. "Nossa reeleição representa a continuidade de várias ações e projetos que beneficiam o turismo, na área de infraestrutura, novos empreendimentos e legislações", ponderou. "É uma atuação em estreito diálogo com os poderes Legislativo e Executivo no município", completou.

Integração pelo turismo

O secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, ressaltou que o Comtur é a instituição-âncora da Gestão Integrada do Turismo. Para ele, o conselho é uma das entidades responsáveis pelo reconhecimento nacional e internacional de Foz do Iguaçu por suas práticas de turismo.

"Foz do Iguaçu é exemplo para o Brasil e o mundo em turismo, e isso deve-se muito ao Comtur, que agrega diferentes setores e todos contribuem para as políticas públicas", enfatizou Piolla. "A reeleição da diretoria do conselho é a continuidade de um trabalho que vem dando certo e gerando resultados positivos", finalizou. 

Presidente do Fundo Iguaçu, Enio Eidt também endossou a importância do Comtur para a gestão integrada. Ele destacou que o conselho traça as diretrizes gerais que devem ser implantadas. "O turismo em Foz passa pela plenária do Comtur. A gestão de Carlos Silva e Licério Santos obteve resultados acima do esperado. Por isso é importante a reeleição deles e a continuidade desse trabalho", frisou.

Para Enio, Foz do Iguaçu deverá superar em breve os principais impasses na área de infraestrutura. "A cidade vive um momento ímpar no turismo. Em três anos deverão ser concluídas todas as obras que já foram gargalos para o desenvolvimento", acentuou. Ele citou a reforma e a revitalização do aeroporto, o viaduto da BR-277/Avenida Costa e Silva, a Perimetral Leste e a segunda ponte do Brasil com o Paraguai. "Pleiteamos ainda a duplicação da BR-469", concluiu.

Reconhecimento do trabalho

Coordenadora do curso de Turismo da Unioeste/Foz, Aurelinda Lopes salientou a união dos representantes do Comtur. "A reeleição da diretoria é a afirmação de um trabalho que vem fortalecendo o conselho a cada ano, com a união entre todos os membros e parceiros", expôs. "Agregando e ouvindo a todos, o Comtur contribui para aprimorar a legislação e os projetos voltados para o turismo", disse.

O vereador Jeferson Brayner lembrou o reconhecimento do plenário ao trabalho da mesa diretora. "A reeleição, unânime, mostra que o trabalho foi bem realizado; demonstra que tudo o que foi feito agradou não apenas aos conselheiros, mas à cidade", avaliou. "O turismo é o coração da cidade, é o que faz a cidade crescer. Tenho certeza que o trabalho vai seguir e dará bons frutos para a evolução de nosso município", declarou.

Turismo em pauta

Após a eleição da diretoria, foram apresentados à plenária um novo empreendimento e dois projetos turísticos. A equipe do Movie Cars Entertainment detalhou o parque temático que une carros e cinema, um investimento de R$ 50 milhões do empreendedor Cláudio Petrycoski, de Pato Branco (PR). O Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (Ceaec) apresentou o Megacentro Cultural, e a Unioeste/Foz consultou o conselho sobre a renovação do projeto político-pedagógico do curso de Turismo da universidade.

Fonte:

Deixe seu comentário