Portal da Cidade Foz

Muita água

Cataratas do Iguaçu registram a maior vazão de água desde fevereiro deste ano

Somente nos primeiros quatro dias de outubro choveu 124 milímetros, mais da metade da média histórica para todo o mês.

Publicado em 05/10/2021 às 20:55
Atualizado em

(Foto: Henrique Britez)

(Foto: Henrique Britez)

As chuvas nos primeiros dias de outubro mudaram o cenário do principal atrativo turístico de Foz do Iguaçu. Nesta terça-feira (5), a vazão das Cataratas do Iguaçu foi apontada em 2,85 milhões de litros de água por segundo, quase o dobro da vazão normal, que costuma ser 1,5 milhão. A vazão é a maior registrada, desde fevereiro de 2021.

O resultado é um volume de água muito maior nas cachoeiras mais famosas do Brasil. Para se ter uma ideia, um mês antes, no dia 4 de setembro, a vazão calculada era de 843 mil litros de água por segundo, sendo possível ver os paredões de rocha, que normalmente são escondidas pela queda d'água.

Durante todo o mês de setembro, choveu 84 milímetros em Foz do Iguaçu, e nos primeiros quatro dias de outubro, já foram 124 milímetros, mais da metade da média histórica para todo o mês.

Apesar de que para chegar nesse volume elevado de água nas Cataratas, é preciso chover também em outras cidades do Paraná que abastecem o Rio Iguaçu. Outro fator determinante são as usinas hidrelétricas localizadas no mesmo rio. Nos finais de semana, essas usinas retém a água nos reservatórios, liberando no início da semana seguinte, o que contribui para as cheias.

Horário estendido

Para o feriado prolongado de 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu vai atender em horário diferenciado.

De sábado (9) até terça-feira (12), o atrativo estará aberto das 8h às 16h.

Os ingressos são limitados e vendidos exclusivamente pela internet, com agendamento de dia e hora para o passeio, no site www.cataratasdoiguacu.com.br.

Fonte:

Deixe seu comentário