Portal da Cidade Foz

Feriadão

Com 12 feriados prolongados, 2023 será positivo para o turismo de Foz do Iguaçu

Diferentemente de 2022, quando a maioria caiu em finais de semana, apenas um feriado nacional será num domingo em 2023.

Publicado em 26/10/2022 às 15:46

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

O calendário de 2023 traz uma sequência de 12 feriados prolongados, projetando um “ano farto” para a principal atividade econômica de Foz do Iguaçu, afirma o prefeito Chico Brasileiro. A maioria das datas comemorativas, especialmente aquelas em nível nacional, caem em datas próximas ao sábado e ao domingo (segunda, terça, quinta ou sexta-feira), permitindo aos visitantes prolongar sua permanência na tríplice fronteira.

"Em 2020, também tivemos um ano recheado de feriados, a pandemia freou quase todas as atividades econômicas do mundo, especialmente o turismo", recorda Chico Brasileiro. “Acredito que 2023 será mais que especial para retomarmos a visitação de 2019, quando tivemos o recorde histórico de mais de dois milhões nas Cataratas do Iguaçu”, estima.

O prefeito lembra que parte dos empreendimentos projetados está ocorrendo agora, melhorando a infraestrutura turística. O destino oferece novos atrativos como a Roda Gigante, Movie Cars, a Ponte da Integração Brasil-Paraguai completando a estrutura do Marco das 3 Fronteiras e Museu de Cêra, aliados ao turismo da Itaipu, os investimentos no Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves e outros.

“Com certeza os turistas vão aproveitar muito toda esta infraestrutura turística nestes feriados prolongados. Um ou dois dias a mais no destino significa mais emprego e renda para nossa população. Isso sem contar a programação de eventos que retornou com muito vigor garantindo ocupação aos hotéis e atrativos, bares e restaurantes fora da alta temporada”, estima.

A Prefeitura de Foz também fez melhorias em importantes vias do corredor turístico da cidade, como é o caso das avenidas Costa e Silva e da General Meira, que ainda passa por um processo de revitalização que inclui o paisagismo. "Além dos trabalhos de asfaltamento que ocorrem em toda a cidade, valorizando os bairros e possibilitando melhores condições de trânsito em toda a cidade", destaca Brasileiro.

Planejamento

Para o próximo ano, o calendário lista 12 feriados nacional, cinco deles são prolongados. Para o ano são levados em consideração tanto as datas oficiais, quanto os pontos facultativos (cuja folga é opcional, mas as datas foram convencionadas por empresas e repartições públicas).

Entre os pontos facultativos mais conhecidos do calendário estão a segunda e a terça-feira de Carnaval e a véspera de Natal e Ano Novo. A maioria das datas comemorativas do próximo ano vai cair em uma quinta-feira (4), seguido da sexta (3), segunda (2), além de uma na terça e um na quarta-feira. Diferentemente de 2022, quando a maioria caiu em finais de semana, apenas um feriado nacional será num domingo em 2023 – 1º de janeiro (Confraternização Universal).

Contexto

A configuração do calendário possibilita ao turista estender cinco feriados no próximo ano. Começa com o Carnaval nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro (a última data é quarta-feira de cinzas).

O Dia da Semana da Sexta-feira Santa (7 de abril), a Paixão de Cristo, é feriado nacional, assim como o Domingo de Páscoa (9/04), que é a data comemorativa do feriado religioso. Em 2023, dois feriados nacionais caem próximo ao final de semana – o primeiro é o de Tiradentes 21 de abril (sexta-feira) e Dia do Trabalhador, primeiro de maio, que será numa segunda-feira.

O feriado de Corpus Christi (8 de junho) é ponto facultativo e em 2023 caírá numa quinta-feira, mesmo dia em que cairá o Dia da Independência do Brasil, em sete de setembro. Também na quinta-feira cairão os feriados nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira) em 12 de outubro e o de Finados, no dia 02 de novembro.

Os feriados de Natal (25 de dezembro) e Ano Novo serão os últimos do ano em que existe a possibilidade de estender a visita, pois cairá em uma segunda-feira. O Dia da Proclamação da República (15 de novembro), a Véspera de Natal (24 de dezembro) e o último dia do ano (31 de dezembro) cairão em domingos.

Fonte:

Deixe seu comentário