Portal da Cidade Foz

turismo

Comunidade pode participar da pré-conferência de turismo neste sábado

Encontro preparatório elegerá delegados à conferência e debaterá eixos temáticos.

Publicado em 08/08/2019 às 01:02

''Ouvindo a comunidade, vamos planejar o futuro do turismo de Foz'', diz Piolla. (Foto: Marcos Labanca)

A cidade de Foz do Iguaçu começa a debater e a planejar as diretrizes para o turismo nos próximos dez anos. Neste sábado, 10, às 13h30, no auditório da Fundação Cultural, acontece a pré-conferência de turismo, primeiro de uma série de cinco encontros preparatórios à 3ª Conferência Municipal de Turismo, que será em setembro.

O encontro é aberto para a participação da população, tendo como público prioritário estudantes e professores universitários, além de representantes de instituições de ensino de todos os níveis. Durante o mês de agosto, as pré-conferências buscarão reunir públicos segmentados e a população em geral, como forma de ampliar o diálogo e a participação.

As pré-conferências elegem os delegados com direito a voz e a voto na Conferência de Turismo e debatem cinco eixos temáticos. Os participantes desses eventos preliminares indicam soluções, propostas, projetos e ações ao desenvolvimento turístico iguaçuense para o período 2020-2030.

Secretário do Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla destaca a importância do diálogo entre poder público, iniciativa privada e organizações da sociedade civil durante o processo da conferência. "Ouvindo democraticamente a comunidade, vamos planejar o futuro do turismo de Foz do Iguaçu, suas ações e projetos, para os próximos dez anos", sublinha.

Piolla ressalta que esse processo de debate embasará as políticas públicas que nortearão a ação governamental no turismo, em conjunto com os diferentes atores da Gestão Integrada do Turismo. "As pré-conferências setoriais e a conferência, com discussões concentradas em cinco grandes eixos temáticos, resultarão no Plano Municipal de Turismo Foz do Iguaçu 2020-2030", reforça.

Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Carlos Silva, as pré-conferências amplificam o debate não apenas sobre as políticas de turismo como também em torno de demandas para a cidade em diversas outras áreas. "São cinco temas principais que se desdobram, abrangendo, por exemplo, infraestrutura, mobilidade urbana, ações culturais, trabalho e renda", frisa.

De acordo com o presidente do Comtur, as pré-conferências e a conferência são instâncias de deliberação em que toda a comunidade deve envolver-se. "O turismo é a principal atividade econômica de Foz do Iguaçu. Desta forma, o iguaçuense deve participar do planejamento e da busca de soluções que fomentem ainda mais esse segmento, responsável por gerar trabalho e desenvolvimento para nossa cidade", acentua Carlos Silva.

Foz 2020-2030

Com o tema "Foz do Iguaçu 2030: um futuro melhor para todos", a 3ª Conferência Municipal de Turismo será no dia 28 de setembro, a partir das 14 horas, no anfiteatro do Centro Universitário UDC. Serão cinco eixos temáticos: 1) Desenvolvimento da indústria, colaboração e parceria; 2) Marketing e marca; 3) Experiência do visitante, desenvolvimento de produto e identificação urbanística (senso de lugar); 4) Infraestrutura, transporte, acesso, política e regulamentação; e 5) Destino inteligente.

A Conferência de Turismo é organizada pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, em parceria com o Comtur, Fundo Iguaçu, Visit Iguassu e Itaipu Binacional.

As inscrições para as pré-conferências e conferência são realizadas gratuitamente.  

Agenda das pré-conferências de turismo (*)

10 de agosto, às 13h30

Professores, estudantes e representantes de instituições de ensino

13 de agosto, às 18h30

Empresários

21 de agosto, às 18h30

Integrantes de organizações da sociedade civil

23 de agosto, às 18h30

Representantes de entidades, lideranças setoriais e profissionais do turismo

24 de agosto, às 13h30

Trabalhadores e comunidade em geral 

* Todas as pré-conferências serão realizadas no auditório da Fundação Cultural (Rua Benjamin Constant, 62, centro)

Fonte:

Deixe seu comentário