Portal da Cidade Foz

Agentes de Turismo

Foz Conhecendo Foz já atendeu 620 moradores com passeios turísticos gratuitos

Moradores do Centro e da Vila C foram os que mais procuraram o programa nos primeiros dias de funcionamento.

Publicado em 13/02/2021 às 08:32

(Foto: Divulgação )

(Foto: Divulgação )

Em menos de um mês de funcionamento, o Programa Foz Conhecendo Foz já realizou 162 passeios turísticos para 620 moradores de diversas regiões da cidade. O relatório apresentado pela Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos corresponde ao período de 16 de janeiro a 10 de fevereiro. 

Voltado ao resgate socioeconômico e ao fortalecimento do turismo, o programa contempla a geração de renda para guias e transportadores turísticos e escolares que tiveram suas atividades impactadas pela pandemia da Covid-19. Ao mesmo tempo, proporciona aos moradores de Foz experiências como àquelas que os turistas apreciam ao visitar a cidade.

Conforme o relatório, moradores do Centro e da Vila C foram os que mais procuraram o programa, com 27 e 26 atendimentos, respectivamente. Em seguida aparecem moradores do Porto Meira (24), Três Lagoas (19) e Morumbi (18). Também constam na relação passeios ofertados aos moradores da KLP, Parque Imperatriz, Campos do Iguaçu, Carimã, Jardim São Paulo, Vila Portes e Jardim América. 

O maior número de passeios foi para o Parque Nacional do Iguaçu (84), seguido da Itaipu Binacional (48) e Marco das Três Fronteiras (30). 

“O programa está sendo um sucesso e atendendo ao propósito de contribuir com um grupo de trabalhadores duramente impactados pela pandemia. Por outro lado, a comunidade está podendo conhecer ainda mais a cidade e seus atrativos, vistos por turistas do mundo todo. Queremos cada vez mais envolver a comunidade com o seu patrimônio turístico, histórico e cultural”, comentou o prefeito Chico Brasileiro. 

Segundo o secretário de turismo Paulo Angeli, o programa já está sendo visto como modelo por outros municípios. “A Confederação Nacional dos Municípios já nos procurou para pedir informações sobre o Foz Conhecendo Foz e isso é motivo de orgulho para a cidade”, comentou. 

Os passeios são gratuitos, ofertados em parceria com os atrativos. Para agendar a visita, o morador deve ligar para o 156, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 14 horas. São disponibilizados passeios para o Parque Nacional do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras, Itaipu e Ecomuseu. Atualmente 133 motoristas e 180 guias estão prestando serviços ao programa. 

Impressões

Alice Filipus e o marido, André, foram com os dois filhos até o Parque Nacional do Iguaçu no início de fevereiro. Apesar de viver em Foz do Iguaçu, o casal não visitava as Cataratas há muitos anos. “Me surpreendi, está bem diferente do que a gente imaginava. Dá uma sensação de que perdemos muita coisa não vindo antes”, disse André. O passeio da família foi acompanhado pelo guia Valter Moraes, que comemorou a volta das atividades. “Esse projeto veio para nos dar uma injeção de ânimo, porque nós, do turismo, estávamos sem renda nenhuma”, contou.

O Foz Conhecendo Foz é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu com apoio da Câmara Municipal e das categorias representativas, como a Liga Independente dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu (Liguia), Cooperativa de Transporte e Turismo Alternativo (CootraFoz), Sindicato dos Proprietários de Veículos no Transporte Escolar Foz do Iguaçu (Sinprovete); e parceria com as instituições responsáveis pelos atrativos - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Itaipu Binacional e Cataratas do Iguaçu S/A.

Fonte:

Deixe seu comentário