Portal da Cidade Foz

Aperfeiçoamento

Foz do Iguaçu terá capacitação rápida em inglês aos profissionais do turismo

Em visita a Foz do Iguaçu, na Itaipu e no Parque Tecnológico Itaipu, Gilson Machado Neto confirmou a inclusão da cidade no projeto do Governo Federal.

Publicado em 10/07/2021 às 01:15

Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto fazendo uso da palavra. (Foto: Kiko Sierich)

Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto e Prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro. (Foto: Kiko Sierich)

(Foto: Kiko Sierich)

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, afirmou neste sábado (10) em visita a Foz do Iguaçu que a cidade será incluída no projeto do Governo Federal como Destino Turístico Inteligente. Isso significa que Foz terá um suporte para a implementação de uma série de tecnologias tanto para a melhoria de vida da população como para proporcionar uma melhor experiência aos turistas.

O ministro veio a Foz a convite do prefeito Chico Brasileiro e do secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli, que estiveram em Brasília (DF) nesta semana solicitando que a cidade fosse inserida na iniciativa federal.

O prefeito e Angeli recepcionaram Gilson Neto no Centro de Recepção de Visitantes do Complexo Turístico Itaipu, na companhia do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira, do secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, e do diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), general Eduardo Garrido.

O ministro afirmou que Foz do Iguaçu é protagonista no turismo brasileiro e que o governo federal, junto com a Itaipu, tem investido em obras como a ampliação do Aeroporto e a duplicação da Rodovia das Cataratas, com o objetivo de multiplicar o número de visitantes recebidos anualmente na cidade no pós-pandemia.

Além de garantir que Foz será um dos Destinos Turísticos Inteligentes, o ministro também afirmou que a cidade receberá um projeto-piloto de capacitação rápida em inglês para os profissionais do turismo.

"Ficamos muito felizes de o ministro ter aceitado nosso convite tão prontamente e já nos dar esta sinalização positiva de que Foz será um Destino Turístico Inteligente. A cidade já tem tudo que atrai turistas, como atrativos naturais, uma obra grandiosa, que é a Itaipu, a fronteira entre dois países. Mas podemos tornar essa experiência ainda melhor, com a tecnologia, e manter os turistas na cidade por mais tempo", afirmou o prefeito Chico Brasileiro.

"Também com esse objetivo, a prefeitura tem investido na valorização dos bairros, com obras como as de pavimentação, construção de espaços de lazer e outras melhorias, para garantir que esse desenvolvimento atinja todas as regiões", complementou o prefeito.

Segundo o general, a Itaipu também aproveitou o baixo fluxo de visitantes por conta da pandemia para fazer obras no Complexo Turístico Itaipu a fim de aprimorar a experiência dos turistas, como reformas nos mirantes e melhorias no Centro de Recepção de Visitantes.

“Acreditamos que haverá uma rápida retomada do turismo e estamos contribuindo para que isso aconteça o quanto antes possível, não só com a própria reforma do Complexo Turístico Itaipu como também com as grandes obras estruturantes de modernização do aeroporto, segunda ponte, duplicação da Rodovia das Cataratas, e também com o nosso trabalho envolvendo e apoiando a gestão integrada do turismo”, disse o general.

Destino Turístico Inteligente

De acordo com o secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli, a partir da inserção no projeto do governo federal, Foz do Iguaçu vai passar por um diagnóstico que vai apontar uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local de forma inovadora e interativa.

Isso envolverá melhorias em diversos setores, como de mobilidade, acessibilidade, segurança e saúde. Os cronogramas de implantação serão definidos com base nas principais necessidades dos destinos.

Fonte:

Deixe seu comentário