Portal da Cidade Foz

Foz Conhecendo Foz

Iguaçuenses podem fazer visitas de graça e com transporte a atrativos turísticos

Passeio inaugural do Foz Conhecendo Foz, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, foi na manhã deste sábado, 16.

Publicado em 16/01/2021 às 02:54
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A partir de segunda-feira, 18, os moradores de Foz do Iguaçu poderão visitar atrativos turísticos da cidade de forma gratuita, inclusive com transporte. Basta fazer o agendamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo telefone 156.

A oportunidade é do programa Foz Conhecendo Foz, que teve seu passeio inaugural na manhã deste sábado, 16, com destino às Cataratas do Iguaçu. A intenção é que a população tenha uma experiência nos atrativos da cidade – que tem o turismo como vocação natural – como a dos visitantes, com a condução de guias turísticos.

“O objetivo maior do Foz Conhecendo Foz é fomentar o turismo de Foz do Iguaçu e ajudar os profissionais do setor, que ficaram quase 10 meses sem ter como ganhar o pão de cada dia. E propiciar que a população conheça os pontos turísticos a custo zero”, ressaltou o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, delegado Francisco Sampaio.

Pelo Foz Conhecendo Foz, os moradores da cidade poderão ir às Cataratas do Iguaçu, Ecomuseu, Itaipu e Marco das Três Fronteiras. Ao agendar o passeio, será determinado data, horário e um ponto de encontro próximo ao local onde a pessoa reside, como uma escola ou Centro Municipal de Educação Infantil (CMEIs). O transporte será feito por vans conduzidas por transportadores turísticos ou escolares cadastrados no programa.

O líder comunitário do Jardim Nacional, Elizandro Marques da Rosa, participou do passeio inaugural do Foz Conhecendo Foz. “Esse programa para Foz do Iguaçu será maravilhoso, porque ajuda a comunidade a visitar os lugares turísticos sem nenhum custo, com direito ao transporte, e ao pessoal da área de turismo, que todo mundo sabe que teve baixas com a pandemia.”

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Califórnia II, Jandir Oliveira, que também visitou as Cataratas neste sábado, disse que terá a missão de divulgar a ação no bairro, para incentivar a adesão dos moradores. Para a representante da Ocupação Bubas, Roseli Noeli dos Santos, o programa é muito importante para toda a população, em especial para os trabalhadores do setor.

Quase 300 profissionais beneficiados

Até o momento, estão cadastrados no Foz Conhecendo Foz 169 guias e 121 transportadores. As inscrições para o programa seguem abertas.

A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e partiu de uma proposta apresentada pela vereadora Anice Gazzaoui à Câmara Municipal, com apoio das categorias representativas, como a Liga Independente dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu (Liguia), Cooperativa de Transporte e Turismo Alternativo (CootraFoz), Sindicato dos Proprietários de Veículos no Transporte Escolar Foz do Iguaçu (Sinprovete); e parceria com as instituições responsáveis pelos atrativos - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Itaipu Binacional e Cataratas do Iguaçu S/A.

A vereadora Anice Gazzaoui comentou que o programa partiu de um projeto de lei com o objetivo de fomentar o turismo na cidade e, ao mesmo tempo, atender os profissionais do setor que foram afetados pela pandemia. Segundo ela, o lançamento da iniciativa representa “a realização de um sonho”.

Destino seguro

O secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli, falou  sobre outras ações que estão sendo planejadas para impulsionar a retomada da atividade turística de Foz do Iguaçu. “Queremos mostrar para todo o País que Foz do Iguaçu é uma cidade que vem cumprindo todos os protocolos necessários para garantir a segurança dos visitantes contra o coronavírus”.

A intenção, segundo ele, é também criar outros pontos atrativos para os turistas, como na região central, a fim de movimentar a economia de todo o município. “Queremos ter mais espaços atrativos para criar renda e possibilitar que turista e população transitem juntos”, pontua.

Lançamento

O passeio inaugural do Foz Conhecendo Foz contou com a presença do vice-prefeito de Foz, delegado Francisco Sampaio; do secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli; da vereadora Anice Gazzaoui; do diretor da Cataratas do Iguaçu S/A, Adelio Demeterko; do presidente do Conselho Municipal de Turismo, Yuri Benites; do presidente da CootraFoz, Vitalino Capeletto; do presidente do Sinprovete, Eudes Mauricio Guiotto; e do presidente da Liguia, Beto Silva.

Fonte:

Deixe seu comentário