Portal da Cidade Foz

Novo Atrativo

Itaipu oferece tour histórico pelas vilas erguidas durante construção da usina

O passeio deverá operar a partir do funcionamento do Mercado Municipal, previsto para ser aberto em junho de 2021.

Publicado em 09/07/2020 às 21:36
Atualizado em

(Foto: Kiko Sierich)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Durante duas horas e meia, turistas e moradores de Foz do Iguaçu (PR) poderão fazer uma imersão pela história da usina de Itaipu a partir de um city tour temático e tecnológico pelas vilas erguidas durante a construção da maior produtora de energia do mundo.

A novidade deve ser oferecida quando o Mercado Municipal de Foz – hoje em fase de construção – já estiver funcionando. A estimativa de inauguração é para junho do ano que vem.  Inicialmente, o tour funcionará de terça-feira a domingo, com saídas às 10h e às 15h. A gestão do serviço será feita pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que também gerencia o Complexo Turístico Itaipu.

Mais uma opção

O passeio será mais um atrativo para quem visita o Destino Iguaçu. Ele vai preencher um espaço pouco explorado pelo turismo numa região mais próxima à Ponte da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai.

O city tour memória terá percurso de 16 quilômetros. A escolha do nome oficial do passeio será feita pela população por meio de um concurso. As regras serão definidas mais perto da inauguração.

“A proposta é oferecer um roteiro que seja uma homenagem e motivo de orgulho para pioneiros e à comunidade em geral”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna. E acrescenta: “É um projeto que traz legado para nossa gente e é inovador pelos equipamentos modernos que poderão ser acessados durante o trajeto”.

Todo o projeto está sendo desenvolvido com talentos da casa: equipes da Comunicação Social e do Turismo de Itaipu, com a curadoria de Sylvia Braga, atualmente cedida ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

A produção do conteúdo histórico está sendo feita por meio de pesquisa documental e bibliográfica, em publicações, jornais da época, teses e dissertações relacionadas à construção de Itaipu, assim como em acervos históricos, vídeos, fotografias e relatos testemunhais.

Homenagem à história
O tour será uma espécie de homenagem às histórias da usina e de Foz do Iguaçu, umbilicalmente conectadas. A proposta é ajudar a movimentar a economia local, por meio do turismo e, ao mesmo tempo, contribuir para resgatar e preservar a cultura local e o sentimento de pertencimento dos habitantes de Foz e das três fronteiras, de modo geral. Todas elas interligadas.

Imersão
Durante o roteiro, o turista ou morador fará uma espécie de viagem no tempo para reviver a época da construção da Itaipu (informações sobre os locais visitados, fatos e datas que marcaram a história da hidrelétrica). Sons ambientes da época serão usados para remeter o visitante ao período das obras, que chegaram a mobilizar 40 mil trabalhadores, simultaneamente.
Os turistas serão transportados em ônibus envelopado com imagens dos veículos usados na época da construção para levar os barrageiros.

Roteiro
O embarque será em frente ao Mercado Municipal. Depois, passará pelo Colégio Anglo Americano, Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, Hospital Ministro Costa Cavalcanti, com parada na Casa do Barrageiro (que será recuperada e totalmente temática).

Outro ponto de interesse incluído é o Gramadão – um dos principais pontos de encontro da comunidade iguaçuense –, e que até lá será um grande parque de lazer, totalmente revitalizado, respeitando seu aspecto original e com poucas intervenções de concreto.
O tour inclui visita de 40 minutos à usina e retorno ao Mercado Municipal para o desembarque. Um audioguia, que será acionado por meio de um GPS, guiará o passeio em português, espanhol e inglês.

O roteiro poderá ser explorado também de formas independentes (veículo próprio, bicicleta, entre outros). Para esses casos, o visitante contará com o apoio tecnológico de um aplicativo e de totens interativos.
Com um celular, o turista poderá usar o QR Code em alguns locais do roteiro para ter acesso a conteúdos exclusivos ou ainda direcionar seus tablets a um código de barras para outros pontos.

Óculos de realidade virtual vão compor o roteiro histórico. Eles ficarão disponíveis na Casa do Barrageiro, com visualização de imagens da época e passeio por algumas partes da construção da usina. Haverá venda de souvenirs em algumas paradas e espaço para fazer lanche.

Revitalização
O city tour memória entrará em operação num novo momento do turismo. Parte das melhorias dos atrativos do próprio Complexo Turístico Itaipu já estará adiantada. O local passa por uma grande revitalização. A Vila A, onde fica o Gramadão e o Centro Executivo da Itaipu Binacional, terá um sistema inteligente, que agregará uma moderna tecnologia para equipamentos públicos e segurança do bairro.

O turismo pelas vilas de Itaipu vai se conectar aos tradicionais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, que ficam do outro lado da cidade, na região das Cataratas do Iguaçu.

Silva e Luna diz que todas essas melhorias vão proporcionar uma nova forma de o turista vivenciar uma experiência no lugar que escolheu para visitar, o que permite uma introspeção e conhecer melhor sua gente e a história local. O diretor não tem dúvidas de que com o apoio do Programa Acelera Foz, que reúne sete entidades, entre elas Itaipu e PTI, o Destino Iguaçu estará ainda mais preparado para receber seus moradores e visitantes.

Além de Itaipu e PTI,  o Programa Acelera Foz é parte de um plano de retomada econômica e tem a coordenação estratégica do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Prefeitura de Foz, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento, Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Fonte:

Deixe seu comentário