Portal da Cidade Foz

Turismo

La Aripuca é uma atração diferente para quem visita Puerto Iguazú

Com cerca de 17 metros de altura e 500 mil quilos, o prédio reproduz em grande escala uma arapuca.

Publicado em 13/04/2018 às 21:54
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Muitos turistas que visitam Foz do Iguaçu também vão até a Argentina para conhecer e fazer compras no país vizinho.

Uma opção de lazer da fronteira é o Museu La Aripuca, onde os visitantes tem a opção de conhecer um pouco mais sobre a cultura e educação da Argentina.

O museu que leva o nome de “La Aripuca”, ou em português “A arapuca”, leva o nome da armadilha construída em madeira para caçar pequenos animais. Usar a arapuca era a principal forma dos índios daquela região caçarem, por isso o nome da armadilha.

Com objetivos educacionais e culturais, a principal estrutura do lugar é construída com troncos de madeira de 30 espécies de árvores nativas resgatas do comércio ilegal ou reaproveitadas de troncos secos da região.

É importante lembrar que nenhuma árvore centenária teve que ser cortada para a construção das estruturas, o que torna o lugar ainda mais mágico.

Com cerca de 17 metros de altura e 500 mil quilos, o prédio principal reproduz em grande escala uma arapuca.

O local conta com mais quatro estruturas: Tacurú, uma loja de artesanatos construída com pedras locais e uma estética rústica; Yateí, uma loja de produtos locais construída como uma habitação rural; Cucurucho, um pequeno bar que entre outros se destaca pelos sucos e sorvetes, construído com uma estética similar à construções indígenas; e, Termitas, um restaurante que serve almoços com pratos regionais.

A família responsável pelo empreendimento também realiza um trabalho de proteção ambiental, através da contribuição dos “padrinhos de árvores“.

Como é o passeio

O início da visita é guiado, com informações iniciais sobre a atração. O passeio dura em média 1 hora, com uma breve caminhada por um ambiente natural, destacando a “La Aripuca”, a principal construção do local. Os prédios adicionais funcionam como espaços gastronômicos e loja de artesanato local.

Tarifas e Horários

Existe a cobrança de uma taxa de entrada na atração, que pode ser paga em Reais, Dólares, ou Pesos Argentinos. A visitação acontece diariamente, das 9h às 18h (horário local de Puerto Iguazú), inclusive nos finais de semana e feriados.

Peculiaridades

Há também espaços para descanso no local, onde os visitantes podem desfrutar de algumas peculiaridades argentinas como por exemplo tomar um sorvete feito com erva mate ou então se deliciar com o tradicional sorvete de hibisco.

A visitação dura aproximadamente uma hora, mas tudo isso depende do trânsito e do trajeto escolhido entre Foz do Iguaçu até Puerto Iguazú.

Para realizar a visitação em grupos, é importante entrar em contato com a administração do local para mais informações.

Para ingressar no país vizinho

Lembre-se que se você for visitar Puerto Iguazú, precisará ingressar na Argentina, por isso procure mais informações com sua agência de turismo receptivo e leve seus documentos pessoais.

Informações adicionais 

Site oficial: http://www.aripuca.com.ar/ 

Facebook oficial: /LA-ARIPUCA 

Endereço: Ruta 12, Km 4 1/2, Puerto Iguazú, Misiones, Argentina

E-mail: info@aripuca.com.ar

Fonte:

Deixe seu comentário