Portal da Cidade Foz

Crise Econômica

Nova pesquisa dos impactos da pandemia nos negócios é apresentada por Instituto

O Observatório do Turismo de Foz do Iguaçu apresentou a segunda etapa desses impactos, mostrando a porcentagem de demissões.

Publicado em 06/08/2020 às 04:30

(Foto: Divulgação)

Entre os dias 16 e 26 de junho foi aplicada pelo Observatório de Turismo de Foz do Iguaçu a segunda etapa da pesquisa sobre o Impacto da Covid-19 nos Negócios da cidade. O objetivo foi levantar os impactos que a quarentena – decorrente da pandemia – causou até o momento nos empreendimentos do setor turístico e comercial do município.

Nesta matéria apresentamos os dados do setor turístico, referentes às 163 empresas que participaram da pesquisa representando meios de hospedagem, agências de viagens, atrativos turísticos, e eventos e aos 100 guias de turismo que também participaram.

Com os dados analisados, foi possível identificar que no setor turístico os impactos da Covid-19 afetaram fortemente os negócios locais. Em março a receita bruta foi 50% menor para a maioria das Empresas (58%). Já em abril e maio, 53% indicam que a diminuição foi de 100% da receita, enquanto outras 20% indicaram que a diminuição foi maior do que 90%. Nesse período, os ramos mais afetados foram os atrativos e agências: 67% dos atrativos e 63% das agências indicaram essa redução de 100% da receita.

As quedas na arrecadação refletiram diretamente na quantidade de demissões que, entre abril e maio, teve um aumento de 25% no setor de eventos, e 21% entre os atrativos em comparação com o cenário de março.

Entre as Agências e Meios de Hospedagem o percentual de aumento nas demissões foi menor atingindo respectivamente 3% e 5% a mais do que na primeira etapa da pesquisa. Ainda assim, todos os ramos do turismo contabilizam um percentual acumulado de demissões de mais de 26% de demitidos em comparação com a quantidade de funcionários com vínculo CLT antes do início da quarentena e das medias restritivas que começaram em Foz do Iguaçu a partir do dia 17 de março. Agências demitiram 42%, Atrativos 37%, Eventos 45% e Meios de Hospedagem 26%.

Os infográficos da pesquisa e a pesquisa completa já disponíveis pelo site: https://poloiguassu.org/.

Fonte:

Deixe seu comentário