Portal da Cidade Foz

Nova estrutura

Passarela na Garganta do Diabo, nas Cataratas do lado argentino, é reaberta

Foram reparados 275 metros quadrados da passarela, além da ampliação do mirante, que somaram 310 metros quadrados. A estrutura havia sido destruída em 2022

Publicado em 01/03/2023 às 21:00
Atualizado em

Nova passarela nas Cataratas do Iguaçu (Foto: divulgação)

A Argentina inaugurou nesta quarta, 01, a nova passarela na cachoeira conhecida como Garganta do Diabo, nas Cataratas do Iguaçu. Foram reparados 275 metros quadrados da passarela, além da ampliação do mirante, que somaram 310 metros quadrados. O investimento foi de 460 milhões de pesos, cerca de 2 milhões de dólares.

A estrutura havia sido danificada em outubro de 2022, após fortes chuvas que caíram sobre o Paraná, elevando o nível do Rio Iguaçu. Na ocasião, a vazão atingiu 16,5 milhões de litros por segundo, maior vazão registrada desde 1997, quando a Copel realizou a primeira medição. A vazão normal é de 1,5 milhão de litros por segundo.

Na oportunidade, além da reconstrução da passarela, também foi inaugurado novas estruturas, como um muro de contenção no circuito inferior e a instalação de uma malha de contenção do tipo gabião (muro de arrimo específico para contenção de encostas) que segue desde o mirante San Martín até a rampa de acesso ao salto Bosetti.

Também foi anunciado a ampliação de sanitários e serviços de higiene, renovação da área de uso público do Porto Macuco, com melhora na área de recepção, circulação e atenção de visitantes.

Também devem ser instalados painéis solares, e os banheiros reformados, incluindo estação de tratamento, e ampliação das escadas e áreas de espera. O financiamento deve ser de 420 milhões de pesos.

Autoridades da Argentina e Brasil estiveram presentes na inauguração da nova estrutura. Entre as autoridades argentinas, estavam presentes o Governador de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, Ministro de Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável, Juan Cabandié, além do Presidente de Administração de Parques Nacionais (APN), Federico Granato.


Fonte:

Deixe seu comentário