Portal da Cidade Foz

Recuperação

Passarela no lado argentino das Cataratas do Iguaçu começa a ser recuperada

A previsão é que a vazão do rio volte ao normal para iniciar a avaliação do estado das estacas de concreto da passarela que leva à Garganta do Diabo.

Publicado em 19/10/2022 às 16:14

(Foto: Divulgação )

A Administração de Parques Nacionais e Iguazú Argentina S.A., concessionária dos serviços da Área das Cataratas do Parque Nacional do Iguazú, na Argentina, informou que a inundação extraordinária do rio Iguaçu, a segunda mais importante registrada neste século, produzida na quinta-feira, 13 de outubro, arrastou 51 dos 99 trechos da passarela que leva à Garganta do Diabo, razão pela qual permanece fechada.

A vazão atingiu 16,5 mil metros cúbicos de água por segundo, o que equivale a 12 vezes a média anual. Nesse tipo de situação, há um protocolo para enchentes que começa quando o Brasil informa a abertura das comportas das barragens localizadas a montante, em decorrência das fortes chuvas. "A partir desse momento, iniciamos uma operação que consiste em rebater as grades das passarelas para que a água encontre menos resistência em seu caminho", diz a nota da administração do parque.

A previsão é que a vazão do rio volte ao seu nível normal para iniciar a avaliação do estado das estacas de concreto da passarela que leva à Garganta do Diabo. “Para a reposição imediata, temos 20 peças em estoque e para as peças vamos proceder ao pedido de construção de novos caixilhos, pavimentos e guarda-corpos, uma vez que o resgate das partes caídas no rio não pode ser realizado até que o fluxo permite", explicaram

“Esperamos recuperar e reabrir o circuito da nossa maravilha natural muito em breve e lembramos a todos os visitantes que o Circuito Superior, o Circuito Inferior, a Trilha do Macuco e os Passeios Náuticos estão habilitados a usufruí-los normalmente”, conclui a nota.

Fonte:

Deixe seu comentário