Portal da Cidade Foz

Dia da Água

Projeto Dia Internacional da Água leva estudantes para conhecer o Macuco Safari

Alunos do 5º ano da escola municipal Augusto Werner vivenciaram aprendizado sobre a importância da água durante passeios até as Cataratas do Iguaçu.

Publicado em 21/03/2023 às 22:35

O Dia Internacional da Água foi criado dia 22 de março de 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Com este intuito, a empresa Macuco Safari convidou alunos do 5º ano da escola municipal Augusto Werner para fazer o passeio de barco até as Cataratas do Iguaçu e exemplificar na prática, a importância da água e quanta beleza e emoção ela pode oferecer, se bem preservada.

O passeio foi realizado na manhã desta segunda-feira (20) e contou com 45 crianças que foram acompanhadas pelas professoras e recebidas pela equipe de meio ambiente do Macuco Safari. As atividades começaram com o passeio em duas carretas puxadas por carro elétrico na trilha de 2km, fizeram uma caminhada de 600 metros pela trilha suspensa, até chegar no bondinho de acesso ao deck de embarque.

Os grupos de alunos foram guiados pelos dois biólogos: Débora Cabral e Júlio Queiroz, que contaram um pouco sobre a fauna do Parque Nacional do Iguaçu.

As crianças com idade média de 9 anos tiveram a oportunidade de vivenciar e aprender sobre alguns tipos de animais que vivem no bioma da Mata Atlântica, além de saber um pouco mais sobre a importância da preservação do Palmito Jussara, a relação ecológica entre a Embaúba e as formigas Azteca e o rio Iguaçu.

Entre perguntas e respostas, a admiração das crianças neste mundo da Mata Atlântica, que até então era desconhecido, só crescia e as frases mais ouvidas eram: “que árvores grandes e lindas”, “é muita adrenalina e fiquei emocionada porque é muito grande” ou “eu fiquei emocionado que até fechei os olhos” ou “é muito gostoso, grande e senti a água geladinha”.

O projeto

O objetivo do projeto é criar um relacionamento mais próximo com a comunidade do entorno e desenvolver um relacionamento maior com a sensibilização das crianças quanto ao uso da água. A educação ambiental representa um conjunto de ações sustentáveis para a conservação do meio ambiente.

Neste contexto, o Macuco safari tem como um de seus pilares, o desenvolvimento de projetos de integração e educação com a comunidade do entorno.

Instigadas sobre o cuidado que se deve ter sobre o consumo e a preservação da água, algumas crianças relataram o que suas famílias fazem para não desperdiçar a água potável. Contaram que fazem a reutilização da água da máquina de lavar roupa e receberam conselhos do biólogo Júlio Queiroz “para tomar banhos mais curtos, visando a economia da água que serve para beber e não ser jogada fora”.

Segurança

Para realizar o passeio de vivência das 45 crianças e dos professores, o Macuco Safari criou uma estrutura envolvendo três embarcações e uma equipe de motoristas, guias/biólogos, pilotos e copilotos e a segurança do passeio.

Antes de embarcar, as crianças receber instruções sobre segurança da enfermeira do Macuco Safari, Bruna Gabriela da Silva Marquardt, que falou sobre a importância do uso do colete salva-vidas e o apito, “que é mais usado a noite, quando o salvamento não consegue visualizar os coletes da cor laranja”.  

Limpeza no rio

No Dia Internacional da Água (22), o Macuco Safari vai fazer uma limpeza nas margens do rio Iguaçu, lado brasileiro. O objetivo é reunir os colaboradores para fazer a limpeza, pois existe muito lixo que vem com a correnteza e ficam enroscados nas pedras. O trecho de limpeza será a partir do deck de embarque para o passeio nas Cataratas do Iguaçu até próximo do Marco das três fronteiras.

Mesmo que convivem diariamente com os cuidados e preservação da fauna, flora e os cuidados que se tem com os rios, sejam grandes ou pequenos, que o atrativo turístico possui, os colaboradores também terão atividades sobre o Dia Internacional da Água. Na sexta-feira, dia 24, participarão de uma reciclagem do conhecimento e sobre a conscientização da preservação da água, bate papo e troca de informações.

Fonte:

Deixe seu comentário