Portal da Cidade Foz

Busca por Melhorias

Propostas de melhorias do transporte turístico são enviadas ao Governo Federal

As demandas foram encaminhadas ao Grupo de Trabalho Interministerial, no âmbito do Prosul, dos ministérios do Turismo e Relações Exteriores.

Publicado em 04/05/2021 às 07:21

(Foto: Divulgação )

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos, levou aos órgãos federais, estaduais e internacionais algumas das dificuldades encontradas pelo setor de receptivo turístico, formado por agências de turismo, transportadoras turísticas e guias de turismo, na operacionalização de serviços em nível regional, interestadual e trans-fronteiriço. 

As demandas foram encaminhadas ao Grupo de Trabalho Interministerial, ao qual Foz do Iguaçu foi convidada a integrar, que conta com a gestão do Ministério do Turismo e Ministério das Relações Exteriores. O fórum regional propõe a desburocratização do comércio entre o Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai e Peru.

Para formalizar as necessidades expostas pelo Município, que em boa parte se aplicam ao segmento turístico nacional, a Secretaria de Turismo junto com o Instituto de Transportes e Trânsito - Foztrans e lideranças institucionais do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), encaminharam um documento oficial com soluções para desburocratizar a operação e estimular o crescimento do receptivo turístico.

Demandas

Dentre as proposições listadas, figuram a interlocução junto aos órgãos de trânsito brasileiros - Agência Nacional de Transportes e Trânsito (ANTT) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER) - para a eliminação de exigências cadastrais e tributárias restritivas à prestação de serviços de transporte rodoviário de passageiros em âmbito intermunicipal, interestadual e internacional, por empresas de transporte optantes pelo Simples Nacional, que representam a maioria das empresas de transporte turístico instaladas em Foz do Iguaçu. 

Também foi proposta a interlocução junto às autoridades dos países signatários do Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre (ATIT), para uma efetiva padronização de critérios, bem como a eliminação de taxas de cadastramento e passagem cobradas de veículos de transporte turístico nos corredores turísticos e aduaneiros. 

A criação de condições para a operação de serviços de transporte rodoviário de passageiros de turismo em circuitos ponto a ponto, entre os principais destinos turísticos destes países, também foi pleiteada pela Prefeitura de Foz.

Grupo de Trabalho em Foz

Segundo Paulo Angeli, Secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, essas e outras questões já perduram por alguns anos no setor em Foz do Iguaçu. Por esse motivo, levá-las diretamente aos órgãos e fóruns competentes eliminará processos burocráticos e a implantação das medidas irá favorecer o crescimento do turismo como um todo.  

“Temos aqui uma oportunidade sem igual para interagir com esses agentes e debater a criação de procedimentos comuns entre as fronteiras para que o turismo das cidades seja beneficiado e os trabalhadores do setor sejam contemplados”, afirmou. 

Além das demandas já encaminhadas ao Grupo de Trabalho Interministerial Prosul, outros estudos vêm sendo feitos pelas entidades que integram o Comtur. “Vamos debater estes assuntos em um âmbito local, com todas as entidades representativas do turismo iguaçuense, para que as soluções encontradas convertam-se em medidas eficazes dentro de um contexto real em Foz do Iguaçu”, complementou o secretário.

Fonte:

Deixe seu comentário