Portal da Cidade Foz

Visitantes

Sequência de feriados prolongados impulsiona turismo de Foz do Iguaçu

Quase 26 mil visitantes foram até as Cataratas do Iguaçu nos quatro dias do feriado de Corpus Christi.

Publicado em 21/06/2022 às 15:27

(Foto: Divulgação/Cataratas do Iguaçu)

A sequência de feriados prolongados nos meses de abril e junho, aliada às datas especiais na Argentina e Paraguai, tem impulsionado o turismo de Foz do Iguaçu. A avaliação é do prefeito Chico Brasileiro, ao comentar o acumulado superior a 72,8 mil visitantes, apenas nos feriados nacionais de Tiradentes, Páscoa e Corpus Christi.

Se somar os dias mães no Brasil e Paraguai, o aniversário de Foz do Iguaçu e o dia dos padres na Argentina, a visitação e ocupação superam todas as expectativas. "A sequência de feriados de abril e junho mostrou, de forma extraordinária, uma visitação e ocupação acima das médias esperadas e próximas ao período pré-pandêmico", afirma Brasileiro.

Principal termômetro do turismo da região, o Parque Iguaçu confirmou a tendência de alta e superou a projeção inicial para o feriado de Corpus Christi. No período, o atrativo compartilhado na fronteira da Argentina recebeu 25.466 visitantes com direito a vazão d’água especial, com milhões de litros acima da média. 

A visitação, de quinta-feira a domingo (16 a 19 de junho), representa 80% do desempenho em 2019, antes da pandemia e com feriado prolongado de quatro dias, com 31.572 pessoas.

Comparando com o ano de 2020, período com restrições da pandemia, o Corpus Christi também foi celebrado em uma quinta-feira, proporcionando feriadão prolongado de quatro dias. Porém, em razão das limitações no turismo, o Parque Nacional teve somente 1.433 visitas na época.

Este ano, o dia de maior movimento no feriadão foi sábado (18), quando 10.120 turistas foram ao atrativo. Do total geral de visitantes, os brasileiros continuam sendo maioria - 67% do movimento. Os estados líderes são Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Ceará e Rio Grande do Norte.

Circuito da Itaipu

A Itaipu Binacional recebeu nos quatro dias do feriado prolongado, 7.654 visitantes, a maioria brasileiros. O Indicator também aponta para a presença de estrangeiros da Argentina, Paraguai, Uruguai, Alemanha, Estados Unidos, entre outros.

A vista panorâmica da barragem da usina registrou a maior procura dos visitantes, com cerca de 5,5 mil ingressos. O complexo inclui ainda as opções de visita técnica dentro da barragem, o Refúgio Bela Vista e a iluminação da barragem, feita a noite.

A boa movimentação de turistas também garantiu a ocupação da rede hoteleira de Foz do Iguaçu, que é formada por 30 mil leitos em 180 estabelecimentos. Na última semana, uma projeção feita pela Secretaria de Turismo indicava uma ocupação média superior a 70%, com picos de 92% para algumas categorias.

O Aeroporto Internacional recebeu, nos quatro dias do feriado, aproximadamente 19 mil passageiros entre embarque e desembarque. A projeção, divulgada pela concessionária da estrutura, indicou um aumento superior a 183% no comparativo do mesmo feriado em 2021, quando 6,6 mil passageiros passaram pelo terminal.

Países vizinhos

A movimentação de turistas em Foz do Iguaçu refletiu no comércio de Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina). De acordo com a imprensa paraguaia, milhares de pessoas cruzaram a fronteira para ir as compras no centro comercial, em busca de produtos eletrônicos de última geração, perfumes e bebidas de qualidade.

Os turistas de Foz do Iguaçu, que optaram por conhecer a vizinha Puerto Iguazú, enfrentaram filas até passar pela imigração da aduana Argentina. Do outro lado da fronteira, os principais atrativos para os visitantes são a Feirinha, variedade de vinhos e a culinária do país vizinho.

Fonte:

Deixe seu comentário