Portal da Cidade Foz

turismo

Termatalia inaugura novo ciclo para o turismo de Foz do Iguaçu

A realização do evento mundial consolida a cidade como destino termal brasileiro e já movimenta o setor hoteleiro.

Publicado em 10/09/2018 às 08:07

(Foto: Divulgação)

Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que o turismo termal deve crescer 9% nos próximos cinco anos, o dobro do esperado para o turismo convencional. Conectado com essa nova tendência mundial, Foz do Iguaçu sediará a 18ª edição  da Feira de Turismo Termal, de Saúde e Bem-estar, a Termatalia 2018, entre os dias 12 e 15 deste mês.

A realização do evento mundial consolida a cidade como destino termal brasileiro e já movimenta o setor hoteleiro. Novos investimentos já estão em andamento, o que vai contribuir para a diversificação da oferta turística, com reflexo imediato no crescimento da visitação de públicos distintos, em busca de águas terapêuticas.

Foz do Iguaçu, além de ser o ponto de encontro de dois grandes rios, Iguaçu e Paraná, está assentada no Aquífero Guarani, maior reserva subterrânea de água doce do planeta. As águas do aquífero, ricas em sais minerais e outros elementos, têm propriedades medicinais e terapêuticas, e começam a ser melhor aproveitadas para o desenvolvimento do turismo termal, de saúde e bem-estar.

Redes hoteleiras de Foz já apostam nas águas termais para atrair turistas. É o caso do Mabu Thermas Grand Resort, que prepara a inauguração da primeira fase do Blue Park, maior parque aquático do sul do país em dezembro. Uma das novidades dentro da área de 62 mil metros é a terceira maior praia artificial de água termal do mundo, aproveitando o potencial do Aquífero Guarani.

O Recanto Cataratas Resort & Convention também planeja ampliar o investimento no segmento termal. O hotel já possui uma gigantesca piscina termal que atrai famílias durante todo o ano. O Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort também está de olho nesse mercado. Primeiro passo foi perfurar o poço e logo  deve anunciar investimentos neste setor.

Outros estabelecimentos hoteleiros já instalados ou em fase de projeto já cogitam aderir às águas termais, mostrando que o destino tem muito a ganhar se seguir nessa direção.

SPA de caverna

A 70 quilômetros de Foz do Iguaçu, o Parque Aquático Lago de Itaipu, em Itaipulândia, adotou o conceito de Resort & Spa Thermal e ampliou leitos para atrair novos turistas. Uma das atrações do local é o  primeiro SPA de caverna da América Latina, inspirado em modelos existentes na Hungria, e foi projetado para oferecer experiências a partir da água termal naturalmente aquecida pela Terra, retirada na fonte, diretamente do Aquífero Guarani, a 42º graus.

“Já somos conhecidos pelas belezas dos nossos atrativos turísticos, pela qualidade dos serviços e da nossa rede hoteleira, pela diversidade gastronômica, e agora Foz do Iguaçu passa a ser conhecido também como destino das águas termais”, afirma o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

Segundo ele, “o maior legado da Termatalia será transformar Foz do Iguaçu em um destino termal, atraindo novos públicos, famílias, crianças e a terceira idade, ambos a procura de águas terapêuticas, sem contar os tratamentos a base de água termal e plantas medicinais e a mudança de conceito na hospedagem, com a inclusão de resorts e spas”.

Inscrições gratuitas

Uma parceira entre a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, a Itaipu Binacional, o Fundo Iguaçu e a Fundação Feira e Exposições de Ourense, a Expourense, vai garantir inscrições gratuitas a 1500 participantes da Termatalia 2018, que acontece entre os dias 12 e 15 de setembro no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro na página http://celebraeventos.com.br/termatalia/.

Sommerlier de Água

Além das conferências, os inscritos poderão participar de cursos com vagas limitadas. Uma  das atrações será o curso de sommelier de água. A Dra Mercedes Gonzalez vai mostrar que a água tem muito mais do que sabor e aroma. Interessados em participar do curso de sommelier de água, que terá dois módulos de três  horas cada, dias 13 e 14 de setembro, das 9h30 às 12h30, deverão mandar e-mail com o título Sommelier de Água para termatalia@celebraeventos.com.br, incluindo nome completo, endereço e telefone para confirmações. Vagas são limitadas.

Outros cursos

Os participantes também poderão se inscrever para aprender mais sobre a “Estética Hidrotermal” com a renomada especialista em medicina estética, Dra Patrícia Hernandes Ruiz, do México.  A “Prevenção e o Controle de Contaminação” serão abordados pelo especialista em hidrologia médica, Dr Antonio Freire. O professor Laszlo Puczko vai ministrar curso sobre os “Recursos Termais e Turismo de Saúde”. Já Jesus Francisco Alves vai trazer a experiência da “Comercialização de Produtos turísticos e termais” para o público.

Fonte:

Deixe seu comentário