Portal da Cidade Foz

eleições

Turismo de Itaipu reduz atendimento neste domingo (7), dia de eleição

Fluxo de visitantes é menor no período eleitoral e a oferta de horários será suficiente para atender a demanda.

Publicado em 06/10/2018 às 05:00

(Foto: Divulgação)

O atendimento do Complexo Turístico Itaipu (CTI), em Foz do Iguaçu, será reduzido no domingo (7), devido às eleições. A Visita Panorâmica, a mais procurada pelos turistas, terá saídas somente a cada meia hora (normalmente, sai a cada 15 minutos). O Circuito Especial terá redução de vagas em cada saída, de 20 para 10 pessoas.

Outro passeio afetado será o do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), que reduzirá o número de saídas pela metade. Estarão disponíveis somente três horários no domingo, um pela manhã e dois à tarde: às 10h30, 14h30 e 15h30.

Já os passeios ao Polo Astronômico, Ecomuseu e Kattamaram vão operar normalmente.

O coordenador de turismo de Itaipu, Emerson Orsini Ferrari, disse que a redução não vai afetar a qualidade do atendimento porque o fluxo de turistas em dias de eleição é menor. “As pessoas viajam menos nessas datas e a oferta será suficiente para atender a demanda”, afirmou.

Mais informações sobre os atrativos turísticos e reservas podem ser feitas pelo telefone do Turismo Itaipu (0800 645 4645) ou no site www.turismoitaipu.com.br.

Produção

A usina também vai adotar medidas especiais para garantir a segurança operacional e o fornecimento de energia durante o primeiro turno das eleições, neste domingo (7). A ação é coordenada com o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável pela operação do Sistema Interligado Nacional (SIN).

O regime especial começa já neste sábado (6), às 17h, e termina na segunda-feira (8), às 7h. De acordo com a Diretoria Técnica de Itaipu, os trabalhos de prevenção que seriam realizados neste período serão antecipados ou prorrogados – para que toda a atenção da equipe esteja voltada para a operação em tempo real e a produção de energia.

Trabalhos corretivos (não programados) serão feitos somente após análise de criterios de risco e benefício. Além da operação em tempo real, que estará na usina 24 horas por dia, equipes adicionais da Operação e Manutenção permanecerão de plantão durante todo o período.

Outras medidas tomadas pela usina serão a sincronização do maior número possível de unidades geradoras; disponibilização máxima de equipamentos para a operação; e previsão de afluência e programação energética atualizada diariamente.

Também por orientação do ONS, os sistemas de transmissão de 60hz (brasileiro) e de corrente contínua (Elo CC) adotarão o critério de segurança operacional N-3, para permitir que o despacho de carga seja distribuído por mais usinas.  É o mesmo sistema normalmente adotado quando há grandes eventos no País, como jogos da seleção brasileira em Copa do Mundo ou visita do papa.

Fonte:

Deixe seu comentário