Portal da Cidade Foz

Nova Concessão

Urbia Cataratas iniciam gestão da parte turística do Parque Nacional do Iguaçu

Consórcio formado entre as empresas será responsável pela gestão turística do atrativo nos próximos 30 anos.

Publicado em 02/12/2022 às 08:01

(Foto: Marcos Labanca/Urbia Cataratas)

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, o maior conjunto de quedas d`água do mundo, realizou nesta quinta-feira, 1º de dezembro, a cerimônia de início da operação da Urbia Cataratas, a nova concessionária da unidade de conservação. O evento, realizado no Centro de Visitantes, contou com a participação de lideranças do trade turístico, autoridades e representantes do governo local e federal.

O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural, passou por uma licitação de concessão em março deste ano. O consórcio Urbia Cataratas foi o vencedor do pregão e, a partir de 1 de dezembro de 2022, assume a gestão de visitação pública da segunda unidade de conservação mais visitada do país.

O novo consórcio — que ofereceu uma proposta de mais de R$375 milhões de outorga ao governo federal — tem como desafio proporcionar um turismo consciente e de qualidade, aliado ao contato das pessoas com a natureza e fomentado pelos valores da conservação, além de promover o desenvolvimento econômico da região. O contrato prevê a prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos, incluindo o custeio de ações de apoio à conservação, proteção e gestão.

De acordo com a Urbia Cataratas, durante os próximos cinco anos da concessão, serão investidos mais de R$ 500 milhões em infraestrutura, operação e novos atrativos para o parque, que recebeu em 2019 (antes da pandemia), dois milhões de visitantes no ano. Está prevista também a aplicação de 6% de toda a receita do parque, ao longo dos 30 anos, em projetos de pesquisa, planos de manejo de espécies, ações de educação ambiental, iniciativas de integração com os municípios do entorno, monitoramento e divulgação.

“Atuamos há 20 anos no Parque Nacional do Iguaçu e conseguimos nesse período consolidar o Parque como um dos principais Parque Nacionais do Brasil, com a segunda maior visitação anual. Temos agora o desafio de aumentar a integração dos núcleos de visitação, tornando as experiências mais imersivas dentro do Parque e investir em novas atividades e, por consequência, duplicar o número de visitantes nos próximos anos. Somando a nossa expertise com a da Urbia, temos a convicção que juntos ofereceremos mais entretenimento, educação e iniciativas de conservação”, destaca Pablo Mórbis, CEO do Grupo Cataratas, empresa que ajudou a consolidar o atrativo como referência na conservação da natureza e no turismo sustentável no Brasil.

“A Urbia tem como objetivo contribuir para melhorar a experiência dos visitantes do Parque que, hoje, já é um dos principais destinos para turistas brasileiros e de outros países. Por meio da parceria com o Grupo Cataratas, queremos ampliar os serviços existentes no local e seguir em melhoria contínua, criando um ambiente único e integrado com questões de sustentabilidade, que é um dos pilares da gestão de parques da Urbia”, afirma Roberto Capobianco, presidente da Urbia e do Grupo Construcap. 

A Urbia Cataratas, criada como sociedade de propósito específico (SPE) - modelo de organização empresarial pelo qual se constitui uma nova empresa com um único objetivo -, será responsável pela gestão dos mais de 95 mil hectares, versus 14,2 hectares, em relação a concessão anterior, e corresponde às áreas das seguintes zonas de manejo: Zona Primitiva, Zona de Uso Extensivo, Zona de Uso Intensivo, Zona Histórico-Cultural, Zona de Recuperação e Zona de Uso Especial.

Sobre o Consórcio Urbia Cataratas

O Grupo Cataratas, principal empresa de turismo sustentável do país, à frente da concessão do PNI desde 1999, é reconhecido pelos serviços voltados ao ecoturismo aos principais Parques Nacionais do Brasil e gestão de atrativos de bem-estar animal. Reúne seis atrativos em Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Fernando de Noronha.  O compromisso com a sustentabilidade e a conservação estão no seu DNA, sendo eleita por três vezes como a companhia mais sustentável na área de Turismo e Hotelaria no Brasil (Revista Exame – Guia Exame de Sustentabilidade).

Criada em 2019, a Urbia, é uma empresa que nasceu com o propósito de valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, possui em seu portfólio quatro contratos de concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país, dentre os quais estão: Parque Ibirapuera, Parque Nacional Aparados da Serra e Serra Geral, Parque da Cantareira e Horto Florestal.

Juntas, as duas principais concessionárias de Parques Nacionais do país, formam o Consórcio Urbia Cataratas, somando experiência em gestão, grandes projetos de engenharia, além da expertise em educação ambiental e sustentabilidade. A concessionária está implementando um projeto robusto, moderno, inspirado nas melhores referências mundiais para encantar ainda mais os visitantes do Parque Nacional do Iguaçu e promover o desenvolvimento econômico da região.

Fonte:

Deixe seu comentário