Portal da Cidade Foz

Turismo

Usina de Itaipu bate recorde de turistas dois dias antes do final do ano

A nova marca foi obtida nesta segunda-feira (30), por volta das 15h, quando a visitação chegou a 1,025 milhão de pessoas.

Publicado em 29/12/2019 às 22:00
Atualizado em

(Foto: Rubens Fraulini)

(Foto: Rubens Fraulini)

(Foto: Rubens Fraulini)

Cinco dias depois de alcançar a marca de 1 milhão de visitantes em 2019, no feriado de Natal, a usina de Itaipu superou nesta segunda-feira (30) o próprio recorde anual do turismo. A nova marca foi obtida por volta das 15h, quando a visitação chegou a 1,025 milhão de pessoas, batendo os 1.024.549 visitantes registrados durante todo o ano de 2018. Os números consideram as visitas turísticas e institucionais, das margens brasileira e paraguaia da usina.

A dentista Creusa Helena D’Antona de Sousa e o professor Daniel Antonio de Aquino Neto, de Manaus (AM), foram homenageados como os visitantes de número 1,025 milhão. “Foi uma grande surpresa e estamos muito emocionados”, afirmou Daniel. Foi a primeira visita do casal à hidrelétrica.

A cerimônia teve a participação do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, do diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), general Eduardo Garrido, do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, e autoridades ligadas ao setor de turismo. 

Silva e Luna destacou que o turismo é uma das principais atividades econômicas da região, gerando renda e empregos para os moradores, e o incremento da visitação é resultado dos investimentos feitos no setor. “Foz do Iguaçu e região têm vocação para o turismo e o crescimento desta atividade econômica gera benefícios para toda a sociedade”, afirmou. “A Itaipu contribui porque faz parte de sua missão atual no desenvolvimento regional”, completou. 

Entre os investimentos em infraestrutura que têm recursos de Itaipu estão a segunda ponte sobre o Rio Paraná, a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, e obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que vai transformá-lo num grande centro de conexões, com capacidade para receber voos internacionais de grande porte.

A Itaipu também montou um cronograma de revitalização para todos os atrativos do complexo turístico, que será implementado a partir de 2020. O prefeito Chico Brasileiro agradeceu o apoio de Itaipu e destacou que “o turismo representa o progresso não só de Foz do Iguaçu, mas de toda a região, do Brasil e do Paraguai”. 

Alto desempenho

A expectativa de Itaipu é que, até o final de 2019, serão mais de 1,030 milhão de turistas registrados desde o início de janeiro. Os números comprovam o bom desempenho do setor. Também nesta segunda-feira, o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, bateu o recorde de 2 milhões de visitantes.

Proporcionalmente, o mês com melhor desempenho para o turismo de Itaipu foi junho de 2019, com salto de 33,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o mês com maior visitação foi janeiro, com 128.840 turistas, 0,8% a mais que janeiro de 2018.

Na margem brasileira, os três atrativos mais procurados pelos turistas foram, pela ordem, Visita Panorâmica, Ecomuseu e Circuito Especial. Na margem paraguaia, a Visita Panorâmica também foi a mais procurada, seguida do Museu da Terra Guarani e o Refúgio Biológico Taty Yupi.

Desde 1976, quando foi aberta para visitação, a Itaipu já recebeu mais de 24 milhões de turistas.

Passeios

O Complexo Turístico Itaipu (margem brasileira) conta, atualmente, com oito passeios. Em “Itaipu Especial”, o visitante faz um percurso no coração da usina, conhecendo áreas internas e externas da usina. O passeio mais popular, “Itaipu Panorâmica”, é a bordo de ônibus double-decker que levam os visitantes por um passeio pelos ângulos mais impressionantes de Itaipu. 

“Itaipu Iluminada” é uma chance de ver a usina de forma diferente, à noite, num show de luzes de tirar o fôlego. À noite também é possível fazer o passeio “Itaipu Polo Astronômico” e observar os astros e estrelas sobre o céu de Foz. Também é possível fazer o passeio no Polo Astronômico durante o dia, com uma vista diferente e igualmente bela.

O turista que opta pelo passeio “Itaipu Refúgio Biológico” conhece a unidade de proteção ambiental da Itaipu, criada para preservar a fauna e a flora durante a formação do reservatório da Usina. A experiência é ampliada com aprendizado sobre o meio ambiente.

No passeio “Itaipu Ecomuseu”, os visitantes veem fotografias, peças e objetos que ajudam a contar a rica história da Itaipu Binacional. Uma enorme maquete de 76 metros quadrados reproduz toda a região trinacional. Além disso, o espaço conta com uma atração, o Ciência na Esfera, e exposições temporárias – como “Asas da memória – Santos Dumont na Terra das Cataratas”.

Moradores de Foz do Iguaçu e de municípios Lindeiros possuem gratuidade em alguns passeios, como “Itaipu Panorâmica”, “Itaipu Polo Astronômico” e "Itaipu Ecomuseu". Para validar os descontos e gratuidades, é necessário apresentar Documento de Identidade com foto e Comprovante de Residência (conta de energia elétrica, água, telefone ou Título de Eleitor) no nome da pessoa. No caso de menores de 18 anos, o Comprovante de Residência deve estar no nome dos pais.

Conheça mais sobre os passeios, horários e valores no site: www.turismoitaipu.com.br.

Fonte:

Deixe seu comentário