Portal da Cidade Foz

Novo Presidente

Yuri Benites assume presidência do Comtur e fala sobre os novos desafios

O gerente-geral do Complexo Turístico Itaipu (CTI) substitui Paulo Angeli, que foi nomeado novo secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos.

Publicado em 14/01/2021 às 01:04

Yuri Benites, novo presidente do Comtur. (Foto: Divulgação )

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Com a nomeação do empresário e idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, como secretário de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, o atual vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Yuri Benites, assumiu a presidência da entidade na última terça-feira (12).

Yuri Benites é o atual gerente-geral do Complexo Turístico Itaipu (CTI) e promete “seguir trabalhando de forma colegiada e contando com o tão precioso tempo, dedicação e conhecimento de nossos nobres conselheiros. Seguimos na missão de fortalecermos nosso Comtur”.

Durante a reunião, ele apresentou a linha de atuação do Conselho e os primeiros passos no sentido da criação participativa de um Caderno de Pautas Prioritárias que possam embasar as ações para retomada do turismo, setor fortemente impactado pela pandemia do Covid-19. “O momento exige ações integradas e muito bem estruturadas. Há uma sinergia entre os atores públicos e privados, como o empresariado, a Prefeitura, o trade e os autônomos, assim como o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Itaipu Binacional. Todos têm demonstrado esforços e abertura para construir alternativas que impulsionem nosso destino, retornando aos patamares que o destino precisa e com os investimentos que a cidade merece”, destaca.

Paulo Angeli agradeceu o apoio recebido até então e explicou que o afastamento do cargo foi motivado “pela independência do Comtur, que eu sempre apregoei”. Em relação à nova ocupação, ele promete “trabalhar em consonância com o Conselho. O órgão continuará sendo um grande fórum de discussão das ações do turismo e tudo que acontecer dentro da secretaria será levado para conhecimento e opinião dos membros”, complementa, desejando uma boa gestão a Yuri Benites e os demais conselheiros.

Além da transição da presidência, a reunião pautou outros assuntos importantes, como o processo de tornar Foz do Iguaçu sede do hub de inovação Wakalua, ação que possui colaboração da Organização Mundial do Turismo (OMT), com o objetivo de ser um centro de desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao turismo. O encontro também abriu espaço a apresentação da nova diretoria da Fundação Cultural de Foz, liderada por Elaine Anderle, iniciando a aproximação entre os setores com objetivo de potencializar alternativas de ações e eventos que agreguem à comunidade local e possam ampliar a atratividade do destino, gerando empregos e renda.

Foram realizadas ainda a apresentação da proposta de criação de um Conselho Jovem dentro do Comtur, a explanação sobre os desafios iniciais do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), pelo futuro superintendente Licério Santos, e as ações prioritárias da Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos, pelo secretário Paulo Angeli.

Sobre o novo presidente

Yuri Benites é iguaçuense, graduado em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com pós-graduação em Gestão de Turismo e Hospitalidade e cursa MBA em Planejamento e Gestão Estratégica. Atual secretário-geral do Fundo Iguaçu, ocupa ainda as cadeiras no Conselho do Parque Nacional do Iguaçu e no Conselho Fiscal do Visit Iguassu.

Iniciou a carreira no Parque Tecnológico Itaipu em 2010, onde dentre diversas atividades foi Assessor do Conselho Diretor da Fundação PTI. Desde 2016 atua no Complexo Turístico Itaipu, tendo passado pelas gerências de planejamento e negócios, operacional e gerência geral, cargo que ocupa atualmente.

Fonte:

Deixe seu comentário