Portal da Cidade Foz

Produto Vegetal

Foz do Iguaçu pode aderir ao Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal

Em reunião com integrantes do Ministério da Agricultura, representantes da administração municipal analisaram as possibilidades e apresentaram demandas.

Publicado em 04/08/2022 às 18:03

(Foto: Thiago Dutra/PMFI)

Representantes da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário se reuniram com integrantes do Ministério da Agricultura, do Governo Federal, para debater a possibilidade de Foz do Iguaçu aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV). 

O encontro foi nesta quinta-feira (04), na sede do Sindicato Rural. O SISBI-POV, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, padroniza a inspeção de produtos de origem vegetal para garantir a qualidade.

De acordo com o médico veterinário do Serviço de Inspeção de Foz, Therbio Teixeira Moreira, a reunião foi a pedido do Ministério da Agricultura, que solicitou um alinhamento em relação à legislação de 2019, que estabelece que o município é responsável pela fiscalização de produtos de origem animal, vegetal e bebidas. 

Thérbio explica que após esse alinhamento sobre a legislação, em segundo momento será feito o credenciamento do município junto ao Governo Federal para iniciar a fiscalização e liberação de novas empresas na cidade. Essa adesão, segundo ele, vai permitir mais agilidade na liberação e cadastro de novas empresas. “A nossa meta é assumir este trabalho local e incentivar a produção da cidade”, pontuou o médico veterinário. 

Ainda segundo Thérbio, esse incentivo significa mais desenvolvimento para o município, com a geração de emprego e renda. “Após todo esse trabalho, o município terá essa competência de fiscalização, dando aporte aos produtores locais.”

A proposta de assumir a fiscalização representará impacto na sociedade, organizando um segmento socioeconômico importante para o município e região, legalizando a situação de estabelecimentos produtores, a fim de aumentar a venda de produtos locais, ampliar o mercado potencial por meio da regularização, expandir os estabelecimentos, valorizar os produtores locais, incentivar o agroturismo, diversificar as atividades no município, garantir uma determinada cadeia produtiva e disponibilizar alimentos mais seguros e de qualidade aos produtores. 

A próxima ação da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal de Foz do Iguaçu será enviar o documento revisado, e firmar o convênio com o Ministério da Agricultura.

Fonte:

Deixe seu comentário