Portal da Cidade Foz

Pagamento

Transporte Coletivo começa a aceitar cartão de crédito e débito para passagem

Pagamento com cartão é feito por meio da aproximação no validador do ônibus; são aceitos cartões das bandeiras Elo, Mastercard e Visa

Publicado em 28/03/2024 às 08:55

(Foto: Divulgação/Assessoria )

Os usuários do Transporte Coletivo de Foz do Iguaçu já podem utilizar cartões de crédito e débito para pagar a passagem diretamente no ônibus. Os novos meios de pagamento embarcado já estão em funcionamento em todos os veículos. Para utilizá-los, basta aproximar o cartão no validador do ônibus.

O pagamento com cartão de crédito e débito utiliza a tecnologia NFC, dispensando a necessidade de digitar senhas. Portanto, os cartões físicos devem possuir a tecnologia de pagamento por aproximação para serem aceitos. Também é possível pagar a passagem utilizando smartphones e relógios inteligentes, por meio das carteiras virtuais.

O usuário do Transporte Coletivo não precisa fazer nenhum tipo de cadastro para utilizar as novas formas de pagamento. Ao aproximar o cartão ou o dispositivo eletrônico (celular ou relógio inteligente), o validador do ônibus já reconhece as opções de crédito ou débito. A cobrança da tarifa só é efetuada após a passagem do usuário pela catraca do ônibus.

Além de facilitar o acesso ao Transporte Coletivo, principalmente para turistas, o sistema também deve agilizar o processo de embarque e reduzir a circulação de dinheiro nos ônibus, contribuindo com a segurança tanto para os usuários como para os motoristas.

No momento, estão sendo aceitos cartões das bandeiras Elo, Mastercard e Visa. A tarifa é de R$ 5,00, a mesma cobrada para pagamento em dinheiro. E, por ser offline, não há risco de o sistema de pagamento ficar indisponível por problemas com sinal de internet.

Como os validadores não salvam os dados dos cartões dos passageiros, o pagamento com crédito e débito não permite ao usuário fazer a integração temporal, que é o período de 90 minutos que ele pode trocar de ônibus, em linhas diferentes, sem ter que pagar uma nova passagem. Esse benefício é liberado apenas para os passageiros que possuem o cartão Único Foztrans.

Fonte:

Deixe seu comentário