Portal da Cidade Foz

Codefoz

Conselho de Desenvolvimento (Codefoz) cria câmara técnica com foco na economia

São 25 representantes de instituições públicas e da sociedade civil, como prefeitura, Câmara, Itaipu, entidades empresariais e universidades.

Publicado em 29/02/2024 às 08:30

(Foto: Divulgação/Assessoria )

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) passa a contar com uma câmara técnica (CT) específica para debater, assessorar e formular políticas públicas em torno das oportunidades e desafios da economia de Foz do Iguaçu. Com 25 representantes de instituições e da comunidade, o colegiado foi composto no último dia 19.

Participam integrantes da prefeitura, por meio de secretários municipais e diretores, Câmara de Vereadores, Itaipu Binacional, sociedade civil organizada e representantes de universidades. A Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico subsidiará o Codefoz, fortalecendo iniciativas e soluções geradoras de crescimento, renda e emprego.

A coordenação da CT foi eleita por unanimidade, formada por Walter Venson (coordenador), representando o Sicoob Três Fronteiras; Sergio Fabriz (vice-coordenador), da Unioeste/Foz; e Alessandro Coelho (relator), do Sebrae. A escolha se deu com base na formação e experiência técnica dos membros. 

 “Trata-se de uma instância que tem a especificidade e a especialidade em desenvolvimento, a qual irá nutrir o conselho e, por consequência, a nossa cidade com ideias, ações e monitoramento”, enfatizou o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves. “É um reforço para o agir agora, buscando a concretização da agenda Foz do Iguaçu 2040”, concluiu.

A câmara técnica reflete o desenvolvimento e o avanço em relação ao Acelera Foz, programa constituído durante a pandemia de covid-19 para potencializar a retomada dos negócios e investimentos do município. Seu foco é propor, planejar e acompanhar a execução de políticas públicas econômicas.

Coordenador da CT de Desenvolvimento Econômico, Walter Venson definiu o atual momento como crucial para Foz do Iguaçu, elencando grandes empreendimentos que estão em andamento e as pautas que precisam ser efetivadas. “O Codefoz é o espaço para se pensar grande, tornar realidade a cidade que queremos”, frisou.

O economista ressaltou a qualidade dos integrantes da câmara técnica e convidou todos para uma atuação colaborativa, por meio de plano de trabalho norteador. “Somos todos líderes, eleitores, pagadores de impostos. Como representantes da comunidade, diria que temos não apenas o direito de propor, como até mesmo de exigir”, refletiu Walter.

União pelo desenvolvimento

O presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo, citou a relevância do organismo para alinhavar o desenvolvimento de forma perene. “Como sociedade civil, temos a responsabilidade de propor projetos de estado, que transcendam as políticas de governos, que são de quatro anos, além de exercer a vigilância sobre toda ação governamental”, opinou.

Presidente do Conselho Municipal de Turismo, Paulo Angeli destacou os desafios da coordenação da CT. “Terá uma tarefa grande, mas contará com o nosso apoio”, declarou. Representante da Fecomércio Paraná, Carlos Nascimento afirmou que o novo colegiado irá contribuir para “fazer a transformação que sempre pretendemos para Foz do Iguaçu”.

Vice-coordenador da CT de Desenvolvimento Econômico, Sergio Fabriz colocou o campus iguaçuense da Unioeste, do qual é diretor-geral, à disposição. “Com o todo o know-how de professores, mestrados e doutorados”, pontuou. Presidente do Instituto Polo Iguassu, Faisal Ismail avaliou que as lideranças estão unidas para “alavancar o desenvolvimento Foz do Iguaçu”.

Fonte:

Deixe seu comentário