Portal da Cidade Foz

criptomoeda

Pronto para ser pago em criptomoeda? Entenda tudo sobre essa tendência

Entenda tudo sobre essa tendência do mercado de trabalho e descubra se você está pronto para ser pago em criptomoeda.

Publicado em 27/02/2023 às 21:35
Atualizado em

(Foto: Ilustrativa/Pixabay)

Mudanças no mercado de trabalho e na economia acontecem diariamente em todo o mundo. Nesse sentido, uma transformação que tem acontecido é a possibilidade de ser pago em criptomoeda pelo serviço que você presta.

Na prática, muitas empresas já começaram a pagar o salário dos profissionais com moedas digitais. É uma tendência que tem despertado a atenção de todos: tanto dos empregadores quanto dos funcionários.

Entenda tudo sobre essa tendência do mercado de trabalho e descubra se você está pronto para ser pago em criptomoeda!

As criptomoedas no mundo 

Antes de mais nada, é interessante entender o que são as criptomoedas.

Esse é um tipo de ativo financeiro que não tem qualquer vínculo com bancos ou operações cambiais entre países. Por isso, são consideradas como moedas descentralizadas.

Ainda que o Bitcoin seja o tipo de criptomoeda mais conhecido do mundo, existem outras criptos, lançadas posteriormente, que tiveram um grande crescimento.

Assim como outras moedas, o que dita o seu “preço” em comparação com o Dólar é a demanda do mercado e a oferta disponível.

Para negociar em criptomoedas, você precisa ter uma conta em corretora de valores que opere na moeda desejada, possibilitando até mesmo a venda das suas criptos para uma moeda do “mundo real”.

Pagamento em criptomoedas? 

A verdade é que muitas empresas já estão optando por pagar seus funcionários com criptomoedas.

Essa tendência ainda não é tão forte no Brasil, mas profissionais interessados em trabalhar na Europa, por exemplo, tem feito seus currículos seguindo o modelo cv europass, o que inclui essa informação.

Mas porque você gostaria de ser pago em criptomoedas?

Para profissionais de vários países da América Latina, como a Argentina, ser pago em criptomoeda é uma forma de se proteger da inflação, garantindo que seus recursos terão um valor adequado frente ao mercado.

Além disso, muitas pessoas entendem que esse pagamento (ou parte dele) pode ser mantido como criptomoeda pensando em um investimento de longo prazo.

As vantagens de ser pago em criptomoeda 

Se analisarmos as criptomoedas na data de seus lançamentos, e como as moedas digitais são vistas hoje, é fácil se surpreender com a reviravolta que esses ativos passaram.

Primeiramente vistas com desconfiança, atualmente as criptomoedas são entendidas como uma forma de fazer investimentos secundários, com possibilidades de lucros maiores do que os meios tradicionais.

É claro que uma moeda traz mais riscos aos investidores. Mas ainda assim, há quem veja vantagens em ser pago em criptomoedas. Como esses 4 benefícios que listamos a seguir:

1. Proteção contra a inflação 

A inflação tem sido uma das maiores vilãs das economias de países emergentes. Na Argentina, que citamos anteriormente, em 2022 a inflação anual chegou a se aproximar dos 90%.

Nesse cenário, ser pago em criptomoedas é uma saída interessante para evitar as ferramentas de controle de câmbio dos governos, como uma maior taxação em operações bancárias tradicionais.

Profissionais que trabalham para empresas de outros países conseguem receber, de fato, todo o valor que lhes é de direito.

2. Quebra de fronteiras geográficas 

Outro ponto positivo dessa tendência de pagamento é a quebra de barreiras geográficas.

Isso porque, se antes trabalhar para países diversos poderia significar uma “dor de cabeça” para receber o seu salário, especialmente pelas taxas no banco, operações em criptomoedas são livres de impostos.

3. Investimento de longo prazo 

Muita gente que recebe em criptomoedas acaba optando por manter uma parte de seus lucros na corretora de valores, para que a moeda digital renda mais com o passar do tempo.

Em meados de 2021, o Bitcoin atingiu sua máxima, em que cada Bitcoin equivalia a US$ 68 mil. No ano passado, esse valor caiu bastante, mas ainda apresenta um grau de lucratividade interessante no longo prazo.

4. Privacidade e controle 

Por fim, uma última vantagem considerada pelos profissionais é o maior grau de privacidade e controle.

Diferente dos bancos tradicionais, a sua conta de criptomoeda é totalmente anônima. Você consegue manter sua identidade protegida, o que também colabora para controlar com mais precisão todas as operações.

Uma desvantagem 

É claro que nem tudo são vantagens no pagamento com criptomoedas. Entre os pontos negativos principais, temos a alta volatilidade desse tipo de ativo.

Isso porque, mesmo moedas mais estáveis, como o Bitcoin ou o Ethereum, passam por quedas bruscas. Do dia para a noite, uma criptomoeda pode perder valor de mercado rapidamente.

Por isso, o ideal é que as pessoas que optam por esse tipo de pagamento tenham conhecimento sobre as características das moedas digitais.

De fato, muitos especialistas entendem que ser pago em criptomoedas é algo que tende a acontecer com mais frequência no futuro.

Atualmente, boa parte das pessoas que recebem em moedas digitais possuem profissões ligadas à tecnologia, como programadores.

Entretanto, a tendência é que as criptos invadam cada vez mais espaço, chegando em atividades das mais variadas formas e categorias.

E então, já está preparado para o seu salário do futuro?

Fonte:

Deixe seu comentário