Portal da Cidade Foz

Curso superior

UNILA recebe inscrições pelo Sisu para 28 cursos de graduação

São ofertadas 841 vagas; inscrições podem ser feitas até dia 25. Universidade também está con inscrições abertas para o curso de Música

Publicado em 22/01/2024 às 16:43

(Foto: Divulgação/Assessoria )

Começam nesta segunda-feira (22) as inscrições para o Sisu (acessounico.mec.gov.br/sisu), que seleciona os candidatos para 28 cursos de graduação da UNILA. Neste ano, a UNILA oferece 841 vagas por meio do Sisu, que recebe inscrições até o dia 25. Como em toda universidade pública, os cursos oferecidos pela UNILA são gratuitos. As aulas terão início em maio.

A UNILA não exige pontuação mínima, mas o estudante não pode ter obtido nota zero na prova de redação. O resultado está programado para o dia 30 e a publicação da lista de aprovados para o dia seguinte, no site da UNILA (portal.unila.edu.br) Aqueles que não foram convocados na chamada regular devem inscrever-se na lista de espera do Sisu entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro. É a partir da lista de espera que a UNILA fará novas convocações, caso existam vagas não preenchidas. O quadro de vagas de cada curso e outras informações estão disponíveis no edital PROGRAD 01/2024 (https://bit.ly/SiSu2024) e seus anexos e na página de ingresso no site da UNILA (portal.unila.edu.br/sisu2024).

A UNILA reservou para estudantes de escolas públicas 50% do total das vagas 841 disponíveis. Neste percentual estão incluídas as cotas para estudantes de baixa renda; pretos, pardos e indígenas (PPI); pessoas com deficiência (PCD); e quilombolas – estes incluídos na recente atualização da Lei de Cotas, realizada no final do ano passado. Além da inclusão de quilombolas, a lei também reduziu o teto da renda familiar dos estudantes que podem ser inseridos nas ações afirmativas por meio do perfil socioeconômico. O teto baixou para um salário mínimo por pessoa. Anteriormente, o teto era de 1,5 salário mínimo por pessoa.

Um outro ponto modificado diz respeito à forma de ingresso. O candidato inscrito nas cotas será selecionado pela ampla concorrência, caso tenha nota suficiente, liberando a vaga como cotista para outro estudante. “O governo federal está buscando ampliar o acesso de estudantes oriundos da escola pública nas universidades públicas”, destaca o pró-reitor de Graduação, Antonio Machado Felisberto Júnior. “Essa mudança traz uma ampliação real de vagas para estudantes de escola pública. Acho que esse é o grande diferencial do Sisu deste ano", completa.

Curso de Música da UNILA recebe inscrições para processo seletivo

As inscrições para o processo seletivo do curso de Música também começam nesta segunda-feira (22). Neste processo são ofertadas 19 vagas. A seleção é realizada de acordo com a nota do Enem e por meio de prova de habilidades específicas. Podem participar da seleção candidatos que tenham feito o Enem entre 2019 e 2023. As inscrições terminam no dia 4 de fevereiro. O curso de Música da UNILA é o único a não utilizar o Sisu. Inscrição e curso são gratuitos. As aulas começam em maio.

As informações completas e o link para a inscrição estão disponíveis no edital PROGRAD 03/2024 (https://bit.ly/edital_musica2024) e na página da seleção para o curso de Música no site da UNILA (portal.unila.edu.br/musica2024). Estão sendo ofertadas 19 vagas distribuídas da seguinte forma: pesquisa em música (5), canto (1), percussão (4), piano (4), violão (3) e criação musical (2). Também há reserva de 50% do total de vagas para estudantes de escolas públicas, incluindo cotas para estudantes de baixa renda; pretos, pardos e indígenas (PPI); pessoas com deficiência (PCD); e quilombolas.

Para a prova de habilidades específicas os candidatos deverão enviar um vídeo de uma apresentação musical que varia de acordo com a formação escolhida (veja o edital). Nesse ano, será possível informar, no formulário de inscrição, um link privado para seu vídeo, armazenado em plataformas digitais, facilitando o processo.

A divulgação da classificação dos candidatos está previsto para 19 de fevereiro, quando tem início o prazo para apresentação de eventuais recursos. No dia 1° de março começa o período de pré-cadastro on-line para a matrícula, quando os aprovados deverão enviar os documentos para comprovação dos critérios estabelecidos em edital.

Fonte:

Deixe seu comentário