Portal da Cidade Foz

Condição degradante

Polícia Federal e MTE resgatam trabalhador em situação de escravidão em Foz

Vítima disse que laborava para quitar dívidas contraídas no mercado do seu patrão. Empregador foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia da PF.

Publicado em 10/05/2023 às 22:57

(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Nesta data, equipes da Polícia Federal (PF) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgataram um trabalhador de 74 anos em condição análoga à escravidão. A vítima estava trabalhando em uma obra na região do bairro Três Lagoas em Foz do Iguaçu.

Os policiais e os auditores constataram que o trabalhador estava submetido a condições degradantes de trabalho, jornada exaustiva e servidão por dívida. Em cerca de um ano e meio de serviço, o empregado nunca havia folgado, gozado férias e nem recebido salários. Ele disse que laborava para quitar dívidas contraídas no mercado do seu patrão. No momento do resgate, a dívida dele era de quase R$ 7 mil.

Diante dos fatos, o empregador foi preso em flagrante pelo crime de redução a condição análoga à de escravo e conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu. A pena para tal crime pode alcançar oito anos de reclusão.


Fonte:

Deixe seu comentário