Portal da Cidade Foz

Observatório Social

Audiência pública debate indicadores da gestão municipal na Câmara de Vereadores

Aberto para a comunidade, o diálogo reunirá vereadores, gestores, controladores sociais, especialistas em políticas públicas e representantes de entidades

Publicado em 25/11/2023 às 11:09

(Foto: Divulgação/Assessoria )

A posição de Foz do Iguaçu no índice governamental que afere o desenvolvimento das cidades paranaenses será tema de audiência pública na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 29, às 9h. Aberto para a comunidade, o diálogo reunirá vereadores, gestores, controladores sociais, especialistas em políticas públicas e representantes de entidades da sociedade civil. 

A plenária foi solicitada pelo Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) à Casa de Leis. O objetivo é ampliar o debate com lideranças e a população em torno dos dados do município referentes ao recente Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), divulgado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

No Legislativo, o pedido tramitou com o requerimento do presidente João Morales (União Brasil), aprovado por unanimidade em sessão. O encontro tem “a finalidade de apresentação de indicadores da gestão pública municipal, em razão da divulgação do Índice Ipardes de Desempenho Municipal”, cita o documento.  

O Observatório Social produziu e divulgou estudo comparativo da situação de Foz do Iguaçu com outras cinco cidades paranaenses, a partir do IPDM e de outros indicadores formulados por órgãos públicos, abrangendo o período de 12 anos. São municípios com perfis populacionais e orçamentários similares. 

“Esses indicadores abrangem renda, saúde e educação, essenciais para as pessoas. Por isso, queremos debatê-los de forma ampla com a comunidade”, convida o presidente do Observatório Social, Jaime Nascimento. “A audiência pública é uma oportunidade para avaliar e propor soluções a favor do crescimento da cidade”, frisa. 

Ele prossegue contextualizando que um dos principais trabalhos dos controladores sociais iguaçuenses é o de produzir e analisar indicadores de gestão, atuação que foi premiada neste ano em concurso nacional de boas práticas. “Indicadores são a régua para medir o quê, o quanto e a qualidade dos serviços públicos prestados para o cidadão”, enfatiza.  

Cenário

O Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal, divulgado pelo Governo do Paraná, coloca Foz do Iguaçu na 90.ª colocação geral. No diagnóstico elaborado pelo Observatório Social, o desempenho da cidade é comparado com o de Maringá (6.ª posição no ranking), Cascavel (11.ª), São José dos Pinhais (35.ª), Guarapuava (56.ª) e Ponta Grossa (118.ª).

O levantamento agrega dados como arrecadação de impostos per capita, índice de emprego formal, capacidade de investimentos e condição demográfica. E ainda o crescimento do orçamento, a remuneração média mensal no serviço e no setor privado, além do Produto Interno Bruto (PIB), que possui particularidades devido ao ingresso de recursos da Itaipu Binacional. 

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Indicadores da Gestão Pública Municipal

Data: 29 de novembro (quarta-feira), às 9h

Local: plenário da Câmara de Vereadores (Travessa Oscar Muxfeldt, 81, centro)

Aberta ao público

Fonte:

Deixe seu comentário