Portal da Cidade Foz

Tensões no oriente

Argentina reforça segurança em Puerto Iguazú contra ataque terrorista

Medida foi tomada após aumento de tensões no oriente médio entre Irã e Israel. Argentina sofreu dois ataques nos anos 90.

Publicado em 16/04/2024 às 19:48

(Foto: Reprodução)

A Argentina reforçou a segurança em Puerto Iguazú, na fronteira com Foz do Iguaçu, contra ataque terrorista. A medida foi tomada depois do aumento das tensões entre Irã e Israel na última semana. O presidente Javier Milei declarou apoio a Israel e teme represálias. O país já foi vítima de dois ataques nos anos 90 e considera que o responsável foi o Irã.

Foz do Iguaçu é ponto estratégico para a Argentina pois o governo acredita que na tríplice fronteira existe células do Hezbollah adormecidas e que poderiam ser ativadas pelo Irã. A tríplice fronteira com a Bolívia também recebeu reforço na segurança. O país criou um comitê de crise na última segunda-feira (15).

Na América Latina, Milei foi o único presidente a defender o direito a legítima defesa de Israel, além disso, a justiça argentina declarou o Irã como um Estado terrorista por crime de lesa a humanidade. Isso permite que autoridades iranianas sejam julgadas em tribunais internacionais.

“O atentado de 1994 em Buenos Aires foi organizado, planejado, financiado e executado sob a direção das autoridades do Estado Islâmico do Irã, no contexto da Jihad Islâmica, e com o envolvimento da organização política e militar Hezbollah” concluiu a justiça do país. As informações são do G1.


Fonte:

Deixe seu comentário