Portal da Cidade Foz

Muita água

Chuva na fronteira ocasiona alagamentos e caos; Em 10 horas choveu 138 mm

Em Foz do Iguaçu vários pontos da cidade ficaram alagados. Em Ciudad del Este uma mulher foi arrastada pela água. As Cataratas (Argentina) está interditada

Publicado em 28/10/2023 às 16:24
Atualizado em

(Foto: Reprodução)

A chuva que atinge a fronteira desde as primeiras horas deste sábado (28) ocasionou o caos na fronteira. Em Foz do Iguaçu foram registrados vários pontos de alagamento. Há registros em vários bairros da cidade, como Morumbi, Avenida JK, Vila São Sebastião, Boyci, entre outros.

O balanço parcial do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar-PR) mostra que o maior volume de chuvas foi concentrando na madrugada e manhã de sábado (28), acumulando 138 milímetros de água em apenas de dez horas.

O volume de água é superior a metade da média esperada para todo o mês de outubro, quando normalmente são registradas 248 milímetros de chuva. 

Desde as primeiras horas do dia, a Prefeitura de Foz do Iguaçu, de forma coordenada com todos os órgãos de Defesa Civil, está mobilizada para conter os impactos da chuva intensa que atingiu a região. Equipes da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Obras e Secretaria de Meio Ambiente estão atuando de maneira conjunta. 

Uma queda de árvore foi registrada na Avenida Silvio Américo Sasdelli com a Avenida Andradina e Avenida Florianópolis. Não houve registro de pessoas feridas ou desabrigadas. 

A Defesa Civil segue em alerta, já que há condições favoráveis para continuidade de chuvas até segunda-feira (30). 

Situações de emergências podem ser acionadas pelos telefones 153 e 199.

A assessoria do Aeroporto operando por aparelhos neste momento.

Em nota, a prefeitura informou que está atuando em várias frentes para atender a população.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, de forma coordenada com todos os órgãos de Defesa Civil, está mobilizada desde as primeiras horas deste sábado para conter os impactos da chuva intensa que atingiu a região. Diante dos alagamentos pontuais e situações de emergência, a Defesa Civil está pronta para agir em colaboração com a Secretaria Municipal de Obras e Secretaria de Meio Ambiente, garantindo atendimento eficaz às necessidades da população. Para solicitar auxílio, ligue para os números 153 e 199. 

Juntos, estamos trabalhando para enfrentar as consequências desse evento climático e garantir a segurança de todos os cidadãos de Foz do Iguaçu.

Fronteira

A chuva também atingiu as cidades da fronteira como Ciudad del Este e Puerto Iguazú. As Cataratas do Iguaçu, no lado argentino da fronteira, tiveram de ser interditadas nas primeiras horas da manhã devido o aumento do volume da água. Além disso, houve registros de caos na fila para cruzar a fronteira entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.

A espera, que já é longa normalmente, foi ampliada devido a chuva, e muitas pessoas confundiram a fila para cruzar a fronteira com os que aguardavam para abastecer o veículo.

Em Ciudad del Este, uma mulher chegou a ser arrastada pela enxurrada. 

A mulher foi resgatada e passa bem.


Fonte:

Deixe seu comentário