Portal da Cidade Foz

Ato simbólico

Codetri faz travessia histórica da Ponte da Integração, a 1.ª trinacional

Lideranças de cinco cidades da Argentina, Brasil e Paraguai celebraram a união no meio da nova ponte; Presidente Franco sediou uma reunião na sequência

Publicado em 19/10/2023 às 19:49
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Assessoria)

(Foto: Divulgação/Assessoria)

Momento histórico para a cooperação entre povos fronteiriços, integrantes do Codetri (Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu) celebraram a união no meio da Ponte Internacional da Integração nesta semana. Foi a primeira travessia feita pela comunidade trinacional, em que foram reunidas lideranças da Argentina, Brasil e Paraguai.


O ato simbólico, com a passagem a pé, contou com lideranças dos conselhos de desenvolvimento socioeconômico e agentes públicos de Ciudad del Este, Foz do Iguaçu, Hernandarias, Presidente Franco e Puerto Iguazú. O ato da travessia coletiva da nova Ponte da Integração, de Foz do Iguaçu (BR) em direção a Presidente Franco (PY), foi motivado pela reunião, nessa cidade, da Câmara Técnica de Inovação, Empreendedorismo e Impacto (CT-IEI) do Codetri.

O Codefran, de Presidente Franco, recebeu a comitiva com um espaço acolhedor, totalmente decorado com as cores dos três países e música típica do país vizinho, com destaque para canções com a tradicional harpa. Argentinos, brasileiros e paraguaios não conseguiram conter a emoção do encontro dedicado à integração.


“Um dia histórico que ficará guardado na memória coletiva de cada um de nós”, resumiu o presidente do Codetri, Roni Temp. “Enfrentamos uma luta de 30 anos pela construção dessa ponte, que atravessamos simbolicamente, e a queremos operando, para celebrar a integração com nossos irmãos, com a fraterna recepção dos franquenhos”, citou.


O presidente do Codefran, Ivan Leguizamón, reforçou o evento memorável. “É uma reunião histórica que temos o prazer de receber em nossa cidade. E aos que aqui estão, em integração, lembro que o Paraguai tem um produto reconhecido internacionalmente, que é a sua amabilidade e hospitalidade”, enfatizou.

Coordenadora da Câmara Técnica de Inovação do Codetri, Mariangela Lückmann realçou que o objetivo do colegiado remete ao momento histórico vivenciado pela comunidade trinacional. “Para nós, as pessoas são a prioridade, são o território antes do espaço geográfico. São elas que buscamos com o impacto positivo da inovação e do empreendedorismo”, sublinhou.

Em sentido semelhante, Lila Voeffrey, representante do Codespi, de Puerto Iguazú, enalteceu a mobilização das cinco cidades da região, pedindo para que seja reforçada a conexão até a ação da câmara técnica em dezembro. “Todos serão bem-vindos no nosso primeiro evento, aberto ao público e a autoridades, em Foz do Iguaçu”, convocou.

Impacto forte trinacional

Presidente do Codeleste, de Ciudad del Este, Luis Vernazza afirmou que a entidade coopera com as demais a fim de instituir um impacto forte na região trinacional. “Temos questões aduaneiras, do comércio e do turismo em comum. E essa pauta da inovação, que é transversal a todos os temas, muito nos interessa. Temos muito trabalho a fazer juntos”, declarou.

Já Fernando Castro Alves, presidente do Codefoz, de Foz do Iguaçu, destacou a hospitalidade dos anfitriões e reverenciou o trabalho conjunto como sendo a força dos conselhos que formam o Codetri. “Somos uma organização de entes privados, a sociedade civil em integração chegando a resultados que muitas vezes nem mesmo o poder público alcança”, frisou.

Câmara Técnica

A reunião em Presidente Franco foi o quinto evento da Câmara Técnica de Inovação, Empreendedorismo e Impacto (CT-IEI) do Codetri, que promove seus encontros em sistema de rodízio entre as cidades – já aconteceram em Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú. Participaram 48 pessoas, de 36 instituições públicas e privadas.

No encontro, Codefran, prefeitura e outros atores apresentaram um levantamento sobre o que há atualmente e as possibilidades em inovação e empreendedorismo na cidade. A mesma ação de mútuo conhecimento se realiza nas demais localidades, com previsão de ser concluída em dezembro. No ano que vem, na segunda etapa, a proposta é iniciar o mapeamento, efetivamente.

Presenças

Além de lideranças dos conselhos de desenvolvimento econômico e social que integram o Codedri, participaram da reunião o prefeito de Presidente Franco, Roque Godoy; vereadora de Hernandarias, Nilda Venialgo; integrante da Casa Civil do Governo do Paraná, Sheila Melo; diretora regional da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai, Patricia Cardona; e representante do Ministério de Obras Públicas do Paraguai, Laura Acevalo.

Fonte:

Deixe seu comentário