Portal da Cidade Foz

Rede Municipal

Secretaria da Saúde inicia análise das cadernetas de vacinação dos estudantes

Estratégia integra campanha do Ministério da Saúde para melhorar a cobertura vacinal em crianças e adolescentes

Publicado em 20/03/2024 às 11:54

(Foto: Divulgação/Assessoria )

Com objetivo de melhorar a cobertura vacinal, diminuir a ocorrência de doenças imunopreviníveis e propiciar o levantamento de dados locais, a Secretaria Municipal de Saúde deu início a uma análise nas cadernetas de vacinação dos estudantes da rede pública de ensino. 

A atividade, que começou na segunda-feira (18) e seguirá até 19 de abril, integra a campanha “Estratégia de Vacinação na Escola 2024” do Ministério da Saúde. 

Os trabalhos são realizados pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de todas as regiões da cidade. A meta é atingir 81 unidades de ensino, entre escolas municipais e colégios estaduais. 

“Todas as cadernetas de vacinação serão verificadas, mas neste momento o foco será para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme orientação do Ministério e especialmente por conta da baixa cobertura vacinal da dengue”, explicou a explicou a coordenadora de Cuidado da Saúde da Criança e Adolescente, Márcia Caroline Vilalba.

A vacinação contra a dengue, que está disponível desde o dia 28 de fevereiro atingiu somente 19% de cobertura no público-alvo de 10 a 14 anos. Até agora, somente 3.718 doses foram aplicadas. Crianças de 10 anos representam o maior público vacinado até agora, com 1.162 doses aplicadas e o menor público corresponde aos adolescentes de 14 anos, com apenas 395 doses aplicadas. 

Verificação das cadernetas

Conforme explicou a diretora de Atenção Básica, Márcia Batista, o trabalho nas escolas consiste na verificação das cadernetas e envio de bilhete aos pais cujas vacinas não estejam em dia. “O objetivo é verificar a quantidade de crianças e adolescentes com atrasos na vacinação e realizar os devidos encaminhamentos para ampliar a cobertura vacinal, além de levantar dados para o microplanejamento de ações locais”, reforçou. 

Os gerentes das Unidades Básicas de Saúde já estão em contato com a direção das escolas e colégios para agendar e organizar os trabalhos. Caberá a unidade escolar disponibilizar um computador com acesso a internet e uma sala para que o trabalho possa ser executado, além de fornecer a listagem com os nomes dos alunos. As cadernetas serão manuseadas na unidade escolar, não sendo permitida a retirada das mesmas. 

Vacinação

De acordo com o Programa Municipal de Imunização (PMI), Foz do Iguaçu não atinge, nos últimos anos, a meta de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde no público de crianças e adolescentes. 


Fonte:

Deixe seu comentário