Portal da Cidade Foz

Meio Ambiente

Parque Nacional do Iguaçu realiza testes do novo ônibus elétrico

Veículo sustentável garante mais conforto e tecnologia para quem visita as Cataratas do Iguaçu

Publicado em 25/03/2024 às 06:29
Atualizado em

(Foto: Isaac Campos/Assessoria )

A concessionária Urbia Cataratas, responsável pela gestão turística do Parque Nacional do Iguaçu, está realizando test-drive de um ônibus elétrico em março. O veículo elétrico é uma das alternativas para proporcionar uma locomoção mais silenciosa e harmônica, garantindo a ausência total de emissões de poluição atmosférica e sonora.

O test-drive teve início no dia 8 de março, com a presença de toda a diretoria da Urbia Cataratas. “Estamos extremamente entusiasmados em iniciar este teste com os ônibus elétricos no Parque Nacional do Iguaçu. Como um dos guardiões deste patrimônio natural, reconhecemos a importância de adotar práticas sustentáveis que preservem a beleza única deste lugar para as futuras gerações. Esta é uma das alternativas que estamos avaliando para reforçar o nosso compromisso contínuo com a inovação e a responsabilidade ambiental”, comentou Munir Calaça, diretor-presidente da concessionária.


O veículo inovador é o Azure A12, da TEVX Higer, que é referência em tecnologia no mercado de ônibus elétricos e na promoção de soluções de mobilidade sustentável. Os testes serão realizados durante todo o mês de março no transporte de visitantes do Parque Nacional do Iguaçu.

“O parque é um lugar singular, onde a beleza da natureza transcende a imaginação. É justamente essa sensação agradável que queremos proporcionar ao passageiro. O transporte elétrico complementa a paisagem, criando um equilíbrio perfeito entre a tecnologia e respeito ao meio ambiente. A experiência, seja do trajeto ou do visual, será no mínimo encantadora”, descreveu Adriana Taqueti, gerente-comercial e de marketing da TEVX Higer.


Todos os motoristas e operadores envolvidos receberam um treinamento ministrado pelos instrutores da fabricante com foco na direção defensiva e inteligente para maximizar a performance do veículo, como o sistema de freios regenerativos que pode aumentar a autonomia em até 30%, incrementando a disponibilidade do veículo e reduzindo o custo da operação.

“A direção do ônibus é mais leve e tecnológica, a movimentação fica mais confortável, e todos os comandos são sensíveis. Ao dirigir é possível constatar como o ônibus é moderno e prático, sem nenhuma emissão de som, é muito silencioso. Muito contente em conduzir um veículo tão sustentável e 100% elétrico”, relatou Valmir da Silveira, motorista do parque, após treinamento para condução do novo transporte.


Fonte:

Deixe seu comentário